Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Um paciente de 42 anos tem nódulo tireoideano de 4 cm com linfadenomegalia regional. Dentre as opções abaixo, a que NÃO é considerada fator de alto risco para câncer de tireoide bem diferenciado é:

A
sexo.
B
idade.
C
extensão.
D
tamanho do nódulo.
Um homem sadio, de 26 anos de idade, após retornar de viagem, apresenta faringite, cefaleia e febre. No dia seguinte surgem: dor torácica pleurítica na base do hemitórax direito, tosse produtiva com escarro ora claro, ora com hemoptoicos e dispneia. Atendido no pronto-socorro encontra-se taquipneico, o exame físico do tórax revela estertores na base direita e na região infraclavicular esquerda, além de roncos e sibilos esparsos bilaterais removíveis com a tosse; há macicez à percussão e FTV aumentado na base direita, o paciente se encontra febril, sudoreico e inquieto, a pressão arterial é 100 x 70 mmHg e há taquicardia com 110 bpm. A saturação periférica de oxigênio medida no oxímetro de pulso em ar ambiente é de 92% e o radiograma torácico revela opacidades alveolares com broncograma aéreo na metade inferior do pulmão direito e no terço superior esquerdo. Qual a melhor conduta a ser adotada no pronto-socorro?
O esquema terapêutico proposto para os RNs com infecção congênita pelo toxoplasma e com coriorretinite em atividade é:
Dentre os fatores listados abaixo, o mais importante para a eficácia da fototerapia no tratamento da hiperbilirrubinemia indireta em RNs é:
A gemelaridade imperfeita, ou de fetos fundidos, origina-se de:
Compartilhar