Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nefrologia

Hepatologia

Um paciente de 45 anos, portador de cirrose hepática compensada ( Child A), foi atendido em um serviço de emergência com hemorragia aguda por varizes de esôfago. Após estabilização hemodinâmica, a próxima conduta é:

A
Escleroterapia endoscópica
B
Ligadura elástica das varizes por endoscopia
C
Infusão endovenosa contínua de octreotide
D
Implantação de um shunt intrahepático transjugular (TIPS)
Os acidentes na infância são ocorrências frequentes e facilmente evitáveis, se houver orientação adequada sobre os mesmos. Acerca desses acidentes, assinale a alternativa correta:
Mecânico de 48 anos, hipertenso há 5 anos, em uso diário de hidroclorotiazida-25,0mg/dia e captopril-50mg duas vezes ao dia, apresenta PA = 150x90 em 3 verificações nessa avaliação ambulatorial. O ECG mostra bloqueio AV de 2º grau. Para o controle da HAS está contraindicado:
Paciente de 60 anos, portador de cirrose hepática (Child B) foi encaminhado ao ambulatório de Cirurgia Geral para tratamento de uma hérnia umbilical, que no momento lhe está causando dor. Este paciente faz uso de espironolactona 25mg/dia para o tratamento de ascite. Ao exame notamos um anel herniário de cerca de 4cm, com um conteúdo encarcerado e uma pequena úlcera na pele. Dentre as condutas abaixo relacionadas, qual a mais apropriada para o caso?
Gestante no curso da 34ª semana de gestação refere ter sido mordida na mão por cão raivoso desconhecido e sem dono. Qual a conduta correta para este caso?
Compartilhar