Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Um paciente de 49 anos de idade que relata poliúria, polidipsia e perda de peso inexplicável nos últimos meses, procura avaliação médica para alívio dos sintomas. Na história clínica, refere ser filho de pais diabéticos e ter padrão alimentar inadequado (horários irregulares e ingestão de alimentos hipercalóricos). Ao exame físico evidenciado: peso 128 Kg e altura 170 cm. Presença de acantose nigrans cervical. Circunferência abdominal 130 cm. PA: 140 x 100 mmHg. Exames complementares: glicose plasmática de jejum 150 mg/dl e glicose plasmática pós-prandial (2h) 200 mg/dl. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

A
O tratamento inicial deve constar de orientações para perda de peso e início de metformina.
B
O tratamento da hiperglicemia pós-prandial, neste caso, não influencia na prevenção das complicações macro e microvasculares do diabetes.
C
A metformina pode gerar acidose lática e efeitos cardíacos adversos como aumento do risco de infarto do miocárdio.
D
Estudos mostram que a redução da pressão arterial nesses pacientes, não reduz as complicações cardiovasculares.
E
O objetivo primário para LDL-c nesse paciente deve ser < 130mg/dl, conforme as diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Como são conhecidas as montagens eletrencefalográficas em que todos os eletrodos em G1 são conectados ao mesmo eletrodo conectado em G2?
São antibióticos com espectro para Pseudomonas aeruginosa todos EXCETO:
Em pacientes com fibrilação atrial, qual dos fatores abaixo indicados NÃO se associa com risco aumentado de acidente tromboembólico?
Paciente chega à sala de emergência de hospital sem serviço de hemodinâmica, com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio com supradesnivel do segmento ST, com 4 ho­ras de evolução da dor. Em qual das situações abaixo, seria possível indicar a aplicação de trombolítico?
Compartilhar