Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Um paciente de 49 anos de idade que relata poliúria, polidipsia e perda de peso inexplicável nos últimos meses, procura avaliação médica para alívio dos sintomas. Na história clínica, refere ser filho de pais diabéticos e ter padrão alimentar inadequado (horários irregulares e ingestão de alimentos hipercalóricos). Ao exame físico evidenciado: peso 128 Kg e altura 170 cm. Presença de acantose nigrans cervical. Circunferência abdominal 130 cm. PA: 140 x 100 mmHg. Exames complementares: glicose plasmática de jejum 150 mg/dl e glicose plasmática pós-prandial (2h) 200 mg/dl. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

A
O tratamento inicial deve constar de orientações para perda de peso e início de metformina.
B
O tratamento da hiperglicemia pós-prandial, neste caso, não influencia na prevenção das complicações macro e microvasculares do diabetes.
C
A metformina pode gerar acidose lática e efeitos cardíacos adversos como aumento do risco de infarto do miocárdio.
D
Estudos mostram que a redução da pressão arterial nesses pacientes, não reduz as complicações cardiovasculares.
E
O objetivo primário para LDL-c nesse paciente deve ser < 130mg/dl, conforme as diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Criança de 3 anos de idade, apresenta queda do estado geral, dor e importante limitação funcional em quadril direito associado à contratura em flexão, há três dias. Mãe refere infecção de orofaringe há cerca de duas semanas na criança. Exames complementares demonstram leucocitose com desvio para a esquerda, velocidade de hemossedimentação de 40mm e ultrassonografia de quadril direito demonstrando espessamento da cápsula articular e afastamento da cabeça do fêmur (subluxação). O melhor tratamento para este caso é:
É um indicador de qualidade de assistência pré-natal:
A avaliação da função do tronco encefálico é essencial para localização da lesão do coma. Assinale a alternativa INCORRETA:
Paciente do sexo masculino, 18 anos, previamente hígido, observou há alguns dias o aparecimento de pequena área avermelhada e endurada em torno de um folículo piloso na região cervical anterior. Relata que com o passar do tempo, a lesão evoluiu para nódulo inflamatório saliente, duro, doloroso e de maior tamanho. Ao exame, observa-se área de celulite adjacente ao nódulo e no seu ápice nota-se a presença de área de necrose de pele, por onde se observa eliminação espontânea de secreção purulenta. Relata hiporexia e febre nos últimos 2 dias. Em relação a essa infecção bacteriana, é CORRETO afirmar:
Compartilhar