Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Um paciente de 49 anos sabe ser portador de Diabetes Mellitus há cerca de 5 anos. Refere que há mais ou menos seis meses vem apresentando dificuldade na deambulação e que, há dois meses, só consegue andar com apoio. Ao exame neurológico é obervada marcha paraparética-atáxica e paresia dos quatro membros, sendo mais acentuada nos inferiores. Reflexos profundos abolidos, hiperestesia plantar com hipoestesia “em bota”. Ataxia nos quatro membros que piora com os olhos fechados e distúrbio de sensibilidade profunda. Pergunta-se, o paciente apresenta:

A
Mononeuropatia múltipla
B
Radiculopatia
C
Neurite transversa
D
Mielopatia
E
Polirradiculoneurite
As infecções mais frequentes em crianças com Síndrome Nefrótico Primária, por lesões glomerulares mínimas, são: I. Peritonites. II. Celulites. III. Pneumonias. IV. Miocardites. Assinale a alternativa correta.
Um homem de 49 anos com história de hemoptise vai ao consultório. É solicitada uma radiografia de tórax que evidencia massa de 5 cm no lobo superior do pulmão direito. A punção com agulha fina da massa mostra células compatíveis com carcinoma anaplásico de pequenas células. Ao exame físico, são notados edema de face, edema dos pés e hipertensão sistólica. A cintilografia óssea não mostra metástases. A coloração imuno-histoquímica das células tumorais tende a ser positiva para:
Criança, 3 anos que há 2 dias sofreu traumatismo crânio-encefálico tem os seguintes dados laboratoriais: Sódio sérico 121mEq/L, densidade urinária elevada, sódio urinário alto e baixa osmolaridade. Nesse caso a conduta mais apropriada é:
As seguintes condições são fatores predisponentes a formação de cálculos biliares, EXCETO:
Compartilhar