Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Um paciente de 50 anos vem ao médico queixando-se de aumento de volume abdominal gradativo e difuso há três meses, com inapetência, cansaço fácil e diminuição do volume de diurese. Nega febre, emagrecimento ou perda sanguínea. Questionado sobre uso de álcool, refere beber duas doses de aguardente por dia há 20 anos. Ao exame, apresenta-se com palidez +/++++, aumento de volume abdominal, indolor, com macicez móvel positiva e piparote negativo, fígado percutido do sexto espaço intercostal direito até o rebordo costal com espaço de Traube ocupado. Edema discreto sem sinal inflamatório, simétrico em ambos os tornozelos. Exames laboratoriais mostravam albumina sérica de 2,8 g/dl, hematócrito de 32% e creatinina sérica de 0,8 mg/dl. Qual dos seguintes resultados é mais compatível com o quadro apresentado?

Paciente do sexo masculino com 25 anos de idade e diabético deu entrada no serviço de pronto atendimento com queixas de dor abdominal, febre e vômitos há 48 horas. Ao exame físico, o paciente estava desidratado. Considerando esse caso clínico, julgue o seguinte item: A dosagem sérica de sódio nesse paciente estará provavelmente elevada, devido à perda volêmica sem reposição adequada.
A doença do refluxo gastroesofágico pode se manifestar de várias maneiras, tornando algumas vezes o seu diagnóstico trabalhoso. Considerando-se as peculiaridades dessa doença assinale a alternativa correta:
Um recém-nascido a termo, com peso de nascimento de 2900 g, está em aleitamento materno exclusivo, no alojamento conjunto, aguardando a alta materna. No 3º dia de vida, seu peso é de 2600 g e apresenta icterícia até Zona IV de Kramer. O grupo sanguíneo do recém-nascido é O Rh negativo e a bilirrubina total é 17,0 mg/dl. A conduta mais adequada é:
Homem veio ao consultório angustiado com exames laboratoriais de rotina realizados em outro serviço. Vê-se duas amostras distintas de glicemia de jejum: primeira = 121 mg/dL e a segunda = 112 mg/dL. Qual é a conduta a ser tomada?
Compartilhar