Um paciente de 54 anos, hipertenso e obeso, em uso de tiazídicos, procurou o pronto atendimento com dor intensa e súbita no hálux direito iniciada de madrugada, sem trauma local anterior. Havia nítidos sinais flogísticos desta região. Nesta situação podemos afirmar que:
A
a infiltração com corticoide injetável é a melhor opção terapêutica.
B
o tratamento precoce com colchicina pode ser útil, mesmo que o nível de ácido úrico atual seja normal.
C
o tratamento inicial ideal neste caso é o alopurinol.
D
o melhor tratamento é a narcaricina, na dependência da dosagem do ácido úrico na urina de 24 horas.
E
o tratamento inicial ideal é o metotrexato.
Outras questões
Paciente 55 anos, sexo masculino com quadro de diarreia secretória persistente associado com elevação dos níveis de cálcio sérico e úlcera péptica de difícil controle clínico. Nesta situação, devemos investigar, principalmente:
São manifestações comuns em glomerulonefrite proliferativa difusa, EXCETO:
A anemia falciforme é causada pela presença de dois genes da hemoglobina S, que levam à formação de células em forma de foice, as quais, causando infartos na microcirculação, podem levar a complicações, salientando-se a autoesplenectomia, com a função do baço sendo prejudicada já nos primeiros meses de vida. Devido a essa alteração, os seguintes cuidados devem ser instituídos para uma criança com 2 anos de idade, com anemia falciforme, que venha à consulta por apresentar temperatura ? 38,3°C:
Durante plantão obstétrico, primigesta com idade gestacional cronológica de 39 semanas e 3 dias, idade ecográfica de 38 semanas +/- 1 semana, refere perda de líquido via vaginal há 6 horas. O exame especular não confirmou o diagnóstico de amniorrexe prematura. Em relação à confirmação diagnóstica, assinale a alternativa correta.