Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Um paciente de 54 anos, masculino, com quadro de icterícia obstrutiva e emagrecimento. Colangioressonância revela tumoração na via biliar, na confluência dos hepáticos, com invasão do ramo esquerdo da artéria hepática. A melhor conduta a ser adotada é:

A
hepatectomia central ressecando os segmentos IV b e V do fígado, com anstomose bileo digestiva bilateral
B
hepatectomia direita com hepaticojejunostomia em Y de Roux no lobo esquerdo
C
hepatectomia esquerda com hepáticojejunostomia em Y de Roux no lobo direito
D
quimio e radioterapia, pois o tumor é irressecável pela invasão vascular
O distúrbio de aprendizagem MAIS COMUM na infância é:
O Programa Nacional de Triagem Neonatal, instituído em 2001, no Brasil, pelo Ministério da Saúde, prevê a detecção precoce das seguintes doenças congênitas:
A respeito da dependência química do crack, pode-se afirmar que: I. Dentre as drogas ilícitas, é a substância cujo dependente químico apresenta menor adesão ao tratamento. II. Maconha é usualmente a primeira droga ilícita utilizada pelo dependente químico de crack. III. O padrão de uso geralmente é do tipo compulsivo e caracterizado pelo uso de múltiplas drogas. Quais estão CORRETAS?
Em menina de dois anos com queixa de dor em membro inferior direito, foi realizada radiografia que evidenciou alterações no periósteo da tíbia. Dentre as hipóteses diagnósticas a seguir, o médico DESCARTARIA, pela presença desse achado:
Compartilhar