Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Um paciente de 54 anos, masculino, com quadro de icterícia obstrutiva e emagrecimento. Colangioressonância revela tumoração na via biliar, na confluência dos hepáticos, com invasão do ramo esquerdo da artéria hepática. A melhor conduta a ser adotada é:

A
hepatectomia central ressecando os segmentos IV b e V do fígado, com anstomose bileo digestiva bilateral
B
hepatectomia direita com hepaticojejunostomia em Y de Roux no lobo esquerdo
C
hepatectomia esquerda com hepáticojejunostomia em Y de Roux no lobo direito
D
quimio e radioterapia, pois o tumor é irressecável pela invasão vascular
Sobre a Síndrome de Prader Willi, analise os itens abaixo: I. Doença genética que provoca retardo mental, flacidez, necessidade de comer constantemente, atraso no desenvolvimento motor, obesidade e defeitos no aparelho reprodutor. II. A alteração nos genes dos portadores deve-se à ausência de um segmento no cromossomo 15 herdado da mãe, o que compromete as funções do hipotálamo e desencadeia os sintomas da doença desde o seu nascimento. III. A descoberta precoce da doença permite uma intervenção rápida, que consiste na administração de hormônio do crescimento. Isso ajudará no desenvolvimento da criança e diminuirá a necessidade constante de se alimentar, evitando problemas com a obesidade. Está (ão) INCORRETO (S):
Paciente de 37 anos, feminino, comparece ao ambulatório de psiquiatria, o mesmo acompanha há 8 meses por depressão, fez uso de Fluoxetina, Amitriptilina e Sertralina num período de dois anos, até o momento sem melhora do quadro. Entre as opções, qual descreve critérios suficientes para o diagnóstico de depressão maior:
Uma senhora de 54 anos, portadora de ansiedade generalizada, comparece para consulta por intensa dificuldade de memória, redução da capacidade laboral e lentidão. Ela usa alprazolam há seis meses na dose de 4 mg por dia. Qual das medicações é a mais adequada ao seu tratamento?
"Fratura é uma ruptura na arquitetura normal do osso. Nas lesões pediátricas, as fraturas podem incluir uma lesão localizada na placa cartilaginosa de crescimento ou uma lesão através desta placa que pode não ser evidente radiologicamente". Sobre os tipos de fratura é correto afirmar:
Compartilhar