Um paciente de 54 anos, masculino, com quadro de icterícia obstrutiva e emagrecimento. Colangioressonância revela tumoração na via biliar, na confluência dos hepáticos, com invasão do ramo esquerdo da artéria hepática. A melhor conduta a ser adotada é:
A
hepatectomia central ressecando os segmentos IV b e V do fígado, com anstomose bileo digestiva bilateral
B
hepatectomia direita com hepaticojejunostomia em Y de Roux no lobo esquerdo
C
hepatectomia esquerda com hepáticojejunostomia em Y de Roux no lobo direito
D
quimio e radioterapia, pois o tumor é irressecável pela invasão vascular
Outras questões
Assinale a alternativa que contém apenas condições clínicas classificadas como Síndromes de Amplificação Dolorosa.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. Se um paciente relatar casos de membros da família que apresentaram demora do efeito anestésico, isso poderá levar o anestesiologista a evitar o uso de succinilcolina como estratégia desse paciente.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. Os sinais mais precoces de sindrome compartimental são o déficit motor e o desaparecimento do pulso distal.
Um paciente com 19 anos de idade, trabalhador rural, procurou assistência médica ambulatorial em virtude de apresentar, há 3 dias, quadro clínico caracterizado por intenso prurido em todo o corpo, mais intenso à noite. O exame físico mostrou a presença de vesículas e pápulas nas regiões interdigitais, periumbilical, pubiana e no pênis. Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue o item seguinte. O período mais provável de transmissão dessa doença ocorre nos dois dias que antecedem às manifestações clínicas até o segundo dia de sintomatologia.