Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Um paciente de 54 anos, hipertenso e obeso, em uso de tiazídicos, procurou o pronto atendimento com dor intensa e súbita no hálux direito iniciada de madrugada, sem trauma local anterior. Havia nítidos sinais flogísticos desta região. Nesta situação podemos afirmar que:

A
a infiltração com corticoide injetável é a melhor opção terapêutica.
B
o tratamento precoce com colchicina pode ser útil, mesmo que o nível de ácido úrico atual seja normal.
C
o tratamento inicial ideal neste caso é o alopurinol.
D
o melhor tratamento é a narcaricina, na dependência da dosagem do ácido úrico na urina de 24 horas.
E
o tratamento inicial ideal é o metotrexato.
Um paciente tabagista de longa data deu entrada na emergência do hospital apresentando hematêmese significativa. Neste caso, a principal causa é:
A NPT (nutrição parenteral total) NÃO é indicada em:
Em um paciente com eritema nodoso, a presença de linfadenopatia hilar bilateral e uma resposta negativa ao PPD sugere o diagnóstico de:
Um homem branco de 64 anos com historia de hipertensão, dislipidemia e nefrolitíase apresenta-se com queixa de urina escura. Ele estava bem até 2 dias atrás, quando passou a notar fadiga crescente e fraqueza muscular. A analise de sua urina por fita (Dipstick) mostrou densidade de 1020, sem proteína e hemoglobina +++, não foram identificados leucócitos nem nitritos. A análise do sedimento urinário não revelou eritrócitos ou leucócitos. Qual dos seguintes procedimentos diagnósticos é apropriado neste momento?
Compartilhar