Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Um paciente de 54 anos, masculino, com quadro de icterícia obstrutiva e emagrecimento. Colangioressonância revela tumoração na via biliar, na confluência dos hepáticos, com invasão do ramo esquerdo da artéria hepática. A melhor conduta a ser adotada é:

A
hepatectomia central ressecando os segmentos IV b e V do fígado, com anstomose bileo digestiva bilateral
B
hepatectomia direita com hepaticojejunostomia em Y de Roux no lobo esquerdo
C
hepatectomia esquerda com hepáticojejunostomia em Y de Roux no lobo direito
D
quimio e radioterapia, pois o tumor é irressecável pela invasão vascular
Na anemia falciforme:
Uma adolescente, com 12 anos de idade, apresenta 3 episódios diários de comprometimento de consciência com duração de cerca de 20 segundos, sem confusão pós-crítica. Qual dos itens abaixo seria mais útil durante a consulta neurológica?
Considere as afirmativas a seguir. I. Os sintomas mais precoces dos tumores infratentoriais são relacionados ao aumento da pressão intracraniana. Vômitos, cefaleia, letargia e papiledema estão presentes na maioria dos casos. II. Na síndrome de West o padrão eletroencefalográfico característico é determinado pelas pontas ondas rítmicas lentas a 2 ciclos por segundos, não precipitados pela hiperventilação. III. A convulsão febril é caracterizada por crises generalizadas, em lactentes menores de 6 meses logo após o pico febril. IV. Em casos de crianças de 3 anos que apresentem gagueira, deve-se orientar os pais para que respeitem o ritmo da criança e tranquilizá-los, pois trata-se de uma queixa transitória. Assinale a alternativa correta.
Paciente de 55 anos, sexo feminino, com quadro súbito de perda de consciência, que durou 15 minutos. Com recuperação da consciência, apresentava cefaleia intensa, pulsátil e vômitos. Após 3 dias procurou atendimento por permanência das queixas e apresentava o seguinte exame neurológico: Kernnig positivo bilateral, com rigidez de nuca com Brudizinski presente e Lasègue positivo. Estava febril (38º). Foi puncionada e LCR com: 7 leucócitos, predomínio de mononucleares, proteínas de 90mg%, glicose 60mg% (glicemia de 90mg%), hemácias de 5500. Provas dos três tubos mostrando xantocromia mantida (invariável). CT de crânio hiperdensidade de foice inter-hemisférica posterior. Qual é o diagnóstico e conduta, além da internação.
Compartilhar