Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Hematologia

Um paciente de 55 anos, no 8º dia de internamento, em uso de heparina não fracionada, apresenta contagem de plaquetas de 55.000/mm³. Apresenta exame físico sem anormalidades, e laboratorialmente as funções hepática e renal eram normais. Qual é o DIAGNÓSTICO MAIS PROVÁVEL e a COMPLICAÇÃO MAIS FREQUENTE para este caso?

A
Trombocitopenia relacionada à heparina/sangramento digestivo.
B
Púrpura trombocitopênica idiopática/acidente vascular hemorrágico.
C
Trombocitopenia relacionada à heparina/infarto hemorrágico das adrenais.
D
Púrpura trombocitopênica trombótica/hemartrose.
E
Trombocitopenia relacionada à heparina/trombose venosa profunda.
Uma menina de 12 anos de idade com repetidas crises de faringite estreptocócica desenvolveu outro episódio de amigdalite. O teste rápido para Estrepto foi positivo e foi iniciado ampilicilina oral, a primeira dose no consultório. Uma hora mais tarde, ela desenvolveu uma sensação estranha e um formigamento perilabial. Em seguida, ficou apreensiva, com dificuldade de deglutir e manifestando voz rouca. Na chegada ao pronto-socorro, a criança apresentava urticária gigante e mostrava os seguintes sinais vitais: Pulso 130bpm, FR32, PA 70/30, temperatura axilar 37,5°C. Qual dos abaixo é mais apropriado para o caso?
Lactente de 1 ano de idade, pesando 8,0Kg, baixo nível socioeconômico e condição ambiental precária, apresenta há um dia quadro diarreico com três evacuações líquidas, de coloração esverdeada e presença de muco, acompanhada de vômito pós-alimentar, dor abdominal intermitente e febre. No exame físico apresentava-se apática, choro fraco, palidez cutânea, mucosas secas e olhos encovados. A melhor conduta, neste caso, é:
As evidências indicam que as formas de carcinoma broncogênico mais associados ao tabagismo são:
Osteocondroses também denominada osteocondrite juvenil ou osteonecrose asséptica juvenil contitui uma necrose asséptica que afeta principalmente as epífises e as apófises dos ossos em crescimento, decorrente de um suprimento vascular insuficiente. Correlacione as seguintes osteocondroses e assinale a alternativa correta: I. Doença de Köhler. II. Doença de Osgood-Schlatter. III. Doença de Legg-Perthes. IV. Doença de Sever. ( ) Necrose vascular da cabeça e do fêmur. ( ) Apofisite do calcâneo. ( ) Necrose asséptica do tubérculo da tíbia. ( ) Necrose asséptica da escafoide társico.
Compartilhar