Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um paciente de 60 anos, masculino, ex-tabagista de 1 maço de cigarro por dia durante 40 anos, com diagnóstico de câncer de pulmão, procura o serviço de saúde de sua região com sintomas característicos de Síndrome de Veia Cava Superior. Todas as alternativas abaixo compõem essa síndrome, EXCETO:

A
edema facial e em membros superiores
B
circulação colateral em porção superior do tronco
C
dispneia que melhora na posição supina
D
cefaleia e sensação de pressão na cabeça
Um homem de 67 anos com enfisema relata piora da dispneia e tosse produtiva com expectoração purulenta. Seu VEF1 é 45% e uma gasometria arterial de 2 meses atrás mostrava PaO2 de 53 mmHg, com PaCO2 normal. Além de parar de fumar, qual outra intervenção pode aumentar a sobrevida desse paciente?
Em relação a esofagite por ingestão de agentes corrosivos é correto afirmar que:
Mulher previamente saudável, 36 anos, procura atendimento médico devido a dispneia de inicio recente, ortopneia e edema periférico. Estes sintomas começaram três semanas após o parto de seu 2º filho. Ao exame físico: taquipneica, acianótica, PA de 100/70 mmHg, FC de 120bpm, estertores em ambas as bases pulmonares. À ausculta cardíaca apresentava galope de B3, Hepatomegalia 4cm do RCD na LHC. O ecocardiograma mostrou aumento das quatro cavidades com disfunção sistólica importante de ventrículos esquerdo e direito (trouxe ecocardiograma realizado antes gestação que era normal). Todas as afirmações abaixo sobre o quadro da paciente são verdadeiras exceto:
O que caracteriza a síndrome de Prader-Willi?
Compartilhar