Um paciente de 60 anos, masculino, ex-tabagista de 1 maço de cigarro por dia durante 40 anos, com diagnóstico de câncer de pulmão, procura o serviço de saúde de sua região com sintomas característicos de Síndrome de Veia Cava Superior. Todas as alternativas abaixo compõem essa síndrome, EXCETO:
A
edema facial e em membros superiores
B
circulação colateral em porção superior do tronco
C
dispneia que melhora na posição supina
D
cefaleia e sensação de pressão na cabeça
Outras questões
Sobre as “tonturas” e as “vertigens”, marque com “C” (correta) ou “I” (incorreta) as assertivas e escolha a alternativa correta: I. A doença de Ménière é constituída por crises vertiginosas acompanhada de zumbidos e diminuição da audição de duração variável II. A vertigem postural paroxística benigna é uma condição clínica na qual ocorre vertigem com ou sem nistagmo, estritamente dependente da postura do paciente. III. A tontura é em geral resultado da redução transitória do fluxo sanguíneo cerebral e é relatada como a sensação de vazio na cabeça ou desiquilíbrio ou ainda iminente desmaio. IV. A vertigem é sempre de natureza labiríntica e causada pelo deslocamento da endolinfa secundária aos menores deslocamentos da cabeça e é causa da perda de equilíbrio, às vezes com queda, sudorese, náuseas, vômitos ou zumbidos. (PORTO CC, PORTO AL. Sinais e Sintomas. Em: PORTO & PORTO. Exame clínico. ABDR. 2016.)
Homem, 29 anos de idade, motorista, com história de lombalgia há cinco anos, refere dificuldade para realização de suas atividades no período da manhã, mas com melhora após o almoço. Nota melhora da lombalgia com uso de naproxeno. Há 2 semanas vem observando olho vermelho, com dor e embaçamento visual à direita. Exame clínico apresenta hiperemia difusa de olho direito, ausência de dor ou edema em articulações periféricas. Discreta limitação para flexão de coluna lombar (Teste de Schober = 3,5 cm). O restante do exame clínico está normal. Considerando que o diagnóstico mais provável foi confirmado, qual alternativa abaixo traz as características clássicas de uveíte aguda associada a essa condição?
Paciente, 65 anos, encontra-se no pós-operatório de resseção de um tumor de língua, com glossectomia e traqueostomia no terceiro anel traqueal. O paciente é despertado em sala e encaminhado à recuperação pós-anestésica, sob nebulização na traqueostomia, sem drogas vasoativas e estável hemodinamicamente. Após 4 horas do procedimento, você é chamado para reavaliar o paciente na recuperação pós-anestésica, dado que ele apresenta sangramento ao redor da cânula de traqueostomia, sem instabilidade hemodinâmica. Qual é a conduta mais adequada neste momento?
Escolar de sete anos apresenta quadro súbito de febre (39,1º C) e dor de garganta. À oroscopia demonstrou exsudato branco-acinzentado na amígdala direita, hiperemia de faringe e linfonodos dolorosos em cadeias cervicais, taquicardia sinusal. Assinale a alternativa correta.