Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um paciente de 60 anos, masculino, ex-tabagista de 1 maço de cigarro por dia durante 40 anos, com diagnóstico de câncer de pulmão, procura o serviço de saúde de sua região com sintomas característicos de Síndrome de Veia Cava Superior. Todas as alternativas abaixo compõem essa síndrome, EXCETO:

A
edema facial e em membros superiores
B
circulação colateral em porção superior do tronco
C
dispneia que melhora na posição supina
D
cefaleia e sensação de pressão na cabeça
Todas as cardiopatias congênitas abaixo podem ser classificadas como cardiopatias cianóticas, EXCETO:
Uma criança de 3 anos vinda de uma comunidade que não usa vacina em seus filhos, chega a emergência com breve história de dor de garganta, dor a deglutição, febre alta e estridor inspiratório, dando a impressão de toxemia, inclinando a cabeça para diante e não consegue deglutir as secreções. Qual a sua conduta:
Lactente de 67 dias de vida aguarda cariograma para confirmar diagnóstico de trissomia do cromossomo 21 e tem, na sua forma total, diagnóstico ecocardiográfico da cardiopatia congênita mais encontrada nesta síndrome. As anormalidades no exame físico, decorrentes da cardiopatia, mais esperadas são:
Homem, 38 anos de idade, é admitido no pronto atendimento com mal-estar caracterizado como dispneia, sensação de morte iminente, parestesia perioral, taquicardia e sudorese. Teve mais três episódios similares nos últimos dois meses, tendo sido atendido em emergências e liberado. Nega tabagismo, bebe eventualmente aos fins de semana. Nega hipertensão ou diabetes. Ao exame físico, TA 130 X 80 mmHg, PR: 110 bpm cheio e rítmico, FR: 30 ipm, profundas. Glicemia capilar: 89 mg/dl. Saturação de O² ao ar ambiente 98%. ECG: taquicardia sinusal. Com relação ao quadro apresentado, é falso afirmar:
Compartilhar