Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um paciente de 60 anos, masculino, ex-tabagista de 1 maço de cigarro por dia durante 40 anos, com diagnóstico de câncer de pulmão, procura o serviço de saúde de sua região com sintomas característicos de Síndrome de Veia Cava Superior. Todas as alternativas abaixo compõem essa síndrome, EXCETO:

A
edema facial e em membros superiores
B
circulação colateral em porção superior do tronco
C
dispneia que melhora na posição supina
D
cefaleia e sensação de pressão na cabeça
Uma mulher com 28 anos queixa-se de sangramento excessivo na gengiva e tem petéquias. Não há adenopatia no pescoço. A radiografia de tórax mostra aumento de mediastino sem lesões pulmonares. Qual das seguintes é a etiologia mais provável?
Paciente do sexo feminino, 28 anos, HIV positivo, dirige-­se a emergência devido à dor de cabeça insuportável. Na semana passada, apresentou déficit funcional motor leve do lado direito. Logo após sua admissão, apresentou quadro motor compatível com epilepsia. Exame físico: Sinais vitais normais, ausência de rigidez na nuca, hemiparesia direita e afasia. Fundo de olho apresenta edema de papila. Qual o diagnóstico provável?
Paciente candidato à cirurgia eletiva, hipertenso controlado com betabloqueador e bloqueador de canal de cálcio. Qual a conduta apropriada no pré-­operatório?
Mulher de 54 anos é avaliada por uma creatinina de 1,3 mg/dL. Há 18 meses este valor era de 0,9 mg/dL. Ela tem uma história de diabetes mellitus há 05 anos, dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica bem controlada com Lisinopril, hidroclorotiazida e atenolol. Usa também glipizida e sinvastatina. Laboratório revela níveis de hemoglobina normais. Assinale o exame relacionado abaixo mais adequado para o estabelecimento do diagnóstico deste paciente:
Compartilhar