Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um paciente de 60 anos, masculino, ex-tabagista de 1 maço de cigarro por dia durante 40 anos, com diagnóstico de câncer de pulmão, procura o serviço de saúde de sua região com sintomas característicos de Síndrome de Veia Cava Superior. Todas as alternativas abaixo compõem essa síndrome, EXCETO:

A
edema facial e em membros superiores
B
circulação colateral em porção superior do tronco
C
dispneia que melhora na posição supina
D
cefaleia e sensação de pressão na cabeça
Síndrome de Prune Belly inclui:
João, casado, 65 anos, tem hipertensão arterial e está em uso regular de enalapril 20 mg/dia há dois anos. João é sedentário, tabagista e ganhou muito peso no último ano. Relata muito estresse nos últimos seis meses por sobrecarga de trabalho depois que passou a ser gerente de um supermercado. Refere também problemas de relacionamento com a esposa, pois além de ter pouco tempo para a família, apresenta dificuldade de ter ereção nas relações sexuais nos últimos três meses. Ao ser questionado, afirma ereções no período da manhã. Qual é a conduta mais adequada na abordagem dessa pessoa com disfunção erétil?
Uma criança de 5 anos, com otalgia unilateral e febre apresenta, após 2 dias do início dos sintomas, paralisia facial periférica ipsilateral à otalgia. Na otoscopia observou-se abaulamento e hiperemia da membrana timpânica. Podemos afirmar que:
Paciente sexo feminino, 72a, hipertensa e diabética. Durante exame médico de rotina notado ausência de pulsos poplíteo e podais, bilateralmente. Paciente nega claudicação intermitente. Como melhor conduta incial temos:
Compartilhar