Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Reumatologia

Um paciente de 65 anos, diagnosticado recentemente com artrite reumatoide, consulta por anemia de 6 meses de evolução. O hemograma mostra um Hb: 8.5 g/dl; VCM: 68 fl; leucócitos 7.250; plaquetas: 230.000/mm³; ferro 32 mcg/dl (N 50-150); ferritina: 500 ng/dl (N 20-250). Qual poderia ser a hipótese MAIS APROPRIADA para esta anemia?

A
Anemia ferropriva.
B
Anemia perniciosa.
C
Anemia por deficiência de vitamina B12.
D
Anemia de doença crônica.
E
Anemia por deficiência de folato.
Com referencia as manobras de ressuscitação cardiorrespiratória em lactentes e crianças, considere as afirmativas a seguir: I- Relação compressão-ventilação de 30:2 com 1 socorrista e 15:2 com 2 socorristas; II- Avaliar o pulso no lactente na carótida e na femoral; III – Na PCR do lactente, como o principal ritmo de PCR é a fibrilação deve-se solicitar o DEA imediatamente.
Paciente do sexo masculino, 18 anos, procura pronto-socorro por dor em fossa ilíaca esquerda há 6 horas de forte intensidade que se estende até a região inguino-escrotal esquerda. São possibilidades diagnósticas:
Criança de 3 anos, com história ou crises convulsivas, em uso regular de fenobarbital, dá entrada no pronto-socorro com convulsão tônico clônico generalizada de duração maior do que 15 minutos, segundo relato dos pais. Mãe refere que a criança não recebeu as últimas 2 doses da medicação. Qual é a sequência ADEQUADA de condutas para esse caso?
Um paciente de 42 anos de idade, portador de nefrolitíase, procura o pronto-socorro devido à cólica nefrética esquerda iniciada há 3 horas. Ao exame, encontra-se agitado, sem febre e com exame abdominal normal, exceto pela presença de dor durante percussão da loja renal. Após o uso de analgésicos injetáveis, há controle da dor. O exame de urina mostra 20 hemácias e 10 leucócitos, além de cristais de oxalato de cálcio. O hemograma mostra contagem de leucócitos normais. A conduta para esse paciente deve ser:
Compartilhar