Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Reumatologia

Um paciente de 65 anos, diagnosticado recentemente com artrite reumatoide, consulta por anemia de 6 meses de evolução. O hemograma mostra um Hb: 8.5 g/dl; VCM: 68 fl; leucócitos 7.250; plaquetas: 230.000/mm³; ferro 32 mcg/dl (N 50-150); ferritina: 500 ng/dl (N 20-250). Qual poderia ser a hipótese MAIS APROPRIADA para esta anemia?

A
Anemia ferropriva.
B
Anemia perniciosa.
C
Anemia por deficiência de vitamina B12.
D
Anemia de doença crônica.
E
Anemia por deficiência de folato.
Tumor maligno mais frequente no esôfago distal é:
Paciente portador de diabete melito tipo 1, de 65Kg, aderente ao tratamento, em uso de insulina NPH (52u antes do café da manhã + 28u antes do almoço e 42u antes de deitar) associada a insulina regular (2u antes de café da manhã + 6u antes do almoço e 4u antes do jantar), vem apresentando hiperglicemias matinais. Um acompanhamento da glicemia capilar realizada às 3 horas da madrugada revelou valores habitualmente abaixo de 60mg/dl. A conduta para este caso será:
No atendimento à sala de parto de recém-nascido com mecônio, apresentando apneia, bradicardia, cianose generalizada, a conduta imediata a ser realizada é:
Paciente apresentando icterícia obstrutiva devido a cálculo biliar, medindo 2,2 cm, impactado no infundíbulo da vesícula fazendo compressão extrínseca do ducto hepático comum. Qual o diagnóstico?
Compartilhar