Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Um paciente de 65 anos, que pesa 80 kg, tem obstrução intestinal baixa por tumor de sigmoide. É portador de insuficiência cardíaca congestiva compensada e de hipertensão arterial. Faz uso de diuréticos tiazídicos e de digital. Na avaliação pré-operatória, o eletrocardiograma revela depressão do segmento ST, ondas U proeminentes e achatamento dos complexos QRS. O potássio sérico é 2,5 mEq/L. A respeito da situação deste paciente, é INCORRETO afirmar:

A
O déficit total estimado de potássio é de cerca 150 mEq
B
Após a correção dos níveis séricos de potássio, deve-se fazer colostomia, ressecando-se ou não o tumor
C
O déficit de potássio pode levar a diminuição da excitabilidade do músculo cardíaco e esquelético
D
Os níveis séricos de sódio também podem estar alterados
E
A alcalose respiratória representa um risco, nesta situação
Menino, de 6 anos, é trazido ao pronto-socorro com história de 4 episódios de evacuação com sangue vermelho vivo com coágulos, em grande quantidade, nas últimas 10 horas. Exame físico: regular estado geral; FC = 144 bpm; FR = 30 irpm; PA = 78 x 38 mmHg; descorado 3+/4+; dor leve à palpação abdominal. Toque retal: presença de coágulos e sangue em ampola retal: A hipótese diagnóstica etiológica é:
Qual dos itens você acha mais importante para caracterizar uma convulsão febril simples?
João, 35 anos de idade, procura um centro de saúde por uma dor lombar, de leve intensidade, há três dias. Não estava usando nenhum analgésico. Seu médico prescreveu paracetamol 500 mg a cada seis horas se houvesse dor. Em relação à prescrição de analgésicos para dor em adultos, é CORRETO afirmar que:
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta a seguir. Paciente do sexo masculino, 55 anos de idade, portador de hipertensão arterial (enalapril 10 mg/dia), diabetes melito (glimepirida 2 mg/dia) e transtorno bipolar (lítio 300 mg/dia e imipramina 100 mg/dia), é trazido por familiares à emergência hospitalar devido a agitação, alucinações, tremores, rubor, mioclonias e taquipneia. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar