Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Um paciente de 65 anos, que pesa 80 kg, tem obstrução intestinal baixa por tumor de sigmoide. É portador de insuficiência cardíaca congestiva compensada e de hipertensão arterial. Faz uso de diuréticos tiazídicos e de digital. Na avaliação pré-operatória, o eletrocardiograma revela depressão do segmento ST, ondas U proeminentes e achatamento dos complexos QRS. O potássio sérico é 2,5 mEq/L. A respeito da situação deste paciente, é INCORRETO afirmar:

A
O déficit total estimado de potássio é de cerca 150 mEq
B
Após a correção dos níveis séricos de potássio, deve-se fazer colostomia, ressecando-se ou não o tumor
C
O déficit de potássio pode levar a diminuição da excitabilidade do músculo cardíaco e esquelético
D
Os níveis séricos de sódio também podem estar alterados
E
A alcalose respiratória representa um risco, nesta situação
Com relação à assistência ao trabalho de parto, assinale a CORRETA:
Mulher de 66 anos foi trazida à emergência por dor e edema na panturrilha esquerda, iniciados há 48 horas. A paciente era tabagista (30 maços/ano), obesa e hipertensa e realizava terapia de reposição hormonal. Com base neste diagnóstico, considere as assertivas abaixo. I- Anticoagulação está indicada para a maioria das situações como esta. II- Cerca de 30% dos pacientes apresentam neoplasia oculta ou diagnóstica. III- Ecodoppler é o exame inicial para o diagnóstico. Quais são corretas?
Mulher de 70 anos apresentou lesão ulcerada com 5 cm de diâmetro na grande curvatura do corpo gástrico. O exame anatomopatológico revelou adenocarcinoma com células em anel de sinete. Exames de estadiamento não demonstraram doença metastática. Avaliação clínica pré-operatória mostrou baixo risco cirúrgico. Qual a conduta mais adequada?
Considere as condições abaixo, relacionadas à dependência do álcool: I. Tolerância ao uso. II. Sintomas de abstinência. III. Quantidade diária de consumo. Quais delas permitem estabelecer o diagnóstico clínico desta dependência?
Compartilhar