Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Um paciente de 65 anos, que pesa 80 kg, tem obstrução intestinal baixa por tumor de sigmoide. É portador de insuficiência cardíaca congestiva compensada e de hipertensão arterial. Faz uso de diuréticos tiazídicos e de digital. Na avaliação pré-operatória, o eletrocardiograma revela depressão do segmento ST, ondas U proeminentes e achatamento dos complexos QRS. O potássio sérico é 2,5 mEq/L. A respeito da situação deste paciente, é INCORRETO afirmar:

A
O déficit total estimado de potássio é de cerca 150 mEq
B
Após a correção dos níveis séricos de potássio, deve-se fazer colostomia, ressecando-se ou não o tumor
C
O déficit de potássio pode levar a diminuição da excitabilidade do músculo cardíaco e esquelético
D
Os níveis séricos de sódio também podem estar alterados
E
A alcalose respiratória representa um risco, nesta situação
Homem de 18 anos chegou ao pronto-socorro com queixa de dor abdominal e anorexia há 2 dias, vômitos há um dia e parada de eliminação de gases e fezes há 18 horas. Exame físico: desidratado, corado, eupneico, febril (temperatura axilar de 38,8 ºC), pulmões livres, abdome distendido, doloroso à palpação profunda de fossa ilíaca direita, descompressão brusca dolorosa positiva em fossa ilíaca direita, ruídos hidroaéreos diminuídos, toque retal com ampola ampla e sem lesões ou fezes palpáveis. A conduta a ser adotada é:
A coreia de Sydenham é uma manifestação tardia de:
Mulher branca, de 27 anos de idade, relata ser portadora de hipertensão arterial de difícil controle há mais ou menos 4 anos. A pedido médico, realizou os seguintes exames: Hb = 12,8 g/dl; creatinina = 1,2 mg/dl; K+ = 3,1 mEq/L; EAS normal; ECG = ritmo sinusal com HVE; ultrassom de aparelho urinário revelando RD de morfologia e ecogenicidade normais, com 9,2 cm de diâmetro longitudinal e RE também de morfologia e ecogenicidade normais, com 12,1 cm de diâmetro longitudinal. Frente ao caso apresentado, podemos concluir que:
O Índice de Massa Corporal (IMC) ou Índice de Quetelet é calculado pela relação entre:
Compartilhar