Um paciente de 70 anos hospitalizado, em pós-operatório recente de osteossíntese de fratura de fêmur, desenvolve quadro súbito de dispneia, hipotensão, taquicardia sinusal, estase jugular, bulhas cardíacas hipofonéticas com pulmões relativamente limpos. Qual dos exames abaixo apresenta a maior acurácia diagnóstica nesta situação clínica?
A
Rx de tórax.
B
Eletrocardiograma.
C
Dosagem de dímero- D.
D
Ultrassom Doppler de veias dos membros inferiores.
E
Tomografia computadorizada de tórax com contraste.
Outras questões
São diagnósticos diferenciais de dor em fossa ilíaca direita no adulto, exceto:
Paciente portador de insuficiência cardíaca em classe funcional I pela NYHA (New York Heart Association), com diagnóstico recente e sem tratamento medicamentoso, qual o medicamento mais indicado a ser inicialmente empregado ?
Paciente com um ano de idade apresenta ao exame: irritabilidade, púrpura, gengivas hemorrágicas, dor óssea e hemorragia perioteal com tumefação óssea. Assinale a provável deficiência de micronutrientes responsável pelo quadro acima:
Pré-escolar com 4 anos, procurou ambulatório de pediatria com queixa de febre há 8 dias, edema de mãos e pés, congestão conjutival bilateral, hiperemia difusa de mucosa oral e faríngea, além de exantema. Assinale o provável diagnóstico: