Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um paciente de 70 anos hospitalizado, em pós-operatório recente de osteossíntese de fratura de fêmur, desenvolve quadro súbito de dispneia, hipotensão, taquicardia sinusal, estase jugular, bulhas cardíacas hipofonéticas com pulmões relativamente limpos. Qual dos exames abaixo apresenta a maior acurácia diagnóstica nesta situação clínica?

A
Rx de tórax.
B
Eletrocardiograma.
C
Dosagem de dímero- D.
D
Ultrassom Doppler de veias dos membros inferiores.
E
Tomografia computadorizada de tórax com contraste.
Dentre os tumores congênitos de segmento lateral do pescoço, qual apresenta outra possibilidade de tratamento que não a cirurgia?
Mulher de 55 anos foi submetida à tireoidectomia total devido a carcinoma papilífero. Após um mês da cirurgia, a voz da paciente ficou grossa e baixa. A videolaringoscopia realizada após a cirurgia evidenciou edema de Reinke e mobilidade das cordas vocais normais. Nesse caso, a causa menos associada à atual condição dessa paciente é:
Quanto ao trauma pediátrico, é correto afirmar que:
Paciente do sexo masculino, 64 anos, raça negra, canhoto, 110kg, diabético e hipertenso, com perda progressiva da função renal. No momento possui clearence de creatinina de 15ml/min, mantendo-se este, em queda. Paciente possui todas as veias dos membros superiores pérveas e de bom calibre, assim como pulsos amplos e cheios ao exame físico dos membros superiores. A ecografia vascular confirmou tais informações. O acesso de eleição para confecção da fístula neste paciente é:
Compartilhar