Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Um paciente de 70 anos de idade, com insuficiência hepática compensada, pesando 65 kg, foi operado de uma hérnia inguinal, sob anestesia local. O anestésico disponível é a lidocaína 2% com vasoconstritor. O paciente é monitorizado e recebe 5 mg de midrazolan para sedação. O cirurgião infiltra a região inguinal usando 20 ml do anestésico e, 5 minutos após, o paciente apresenta tremores musculares, náuseas, hipotensão, bradicardia e torna-se confuso. A provável causa desta situação é?

A
Depressão respiratória por sedação.
B
Ataque isquêmico transitório.
C
Distúrbio neurovegetativo introduzido por dor, medo e ansiedade.
D
Intoxicação pelo anestésico.
Recém-nascido com 2 dias de vida, nascido por parto vaginal com extração difícil com auxílio de fórceps, encontra-se alerta e ativo. Ele não move o braço esquerdo espontaneamente ou durante o reflexo de Moro. Ao contrário, permanece com o braço em rotação interna e o antebraço mantém-se estendido e em pronação. O restante do exame físico é normal. Marque a assertiva abaixo que caracteriza o quadro descrito acima.
Em qual das situações abaixo o exame do cariótipo provavelmente NÃO ajudará no esclarecimento do diagnóstico?
Paciente com história de múltiplas cirurgias apresentou, no décimo dia pós-operatório de laparotomia para lise de aderências, drenagem espontânea de secreção entérica pela incisão. O volume total foi de 570 ml em 24 horas. Diante deste quadro, assinale a assertiva incorreta.
Qual a importância de se iniciar a nutrição via enteral em pacientes graves pós-trauma ou em pós-operatório?
Compartilhar