Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Um paciente de 70 anos de idade, com insuficiência hepática compensada, pesando 65 kg, foi operado de uma hérnia inguinal, sob anestesia local. O anestésico disponível é a lidocaína 2% com vasoconstritor. O paciente é monitorizado e recebe 5 mg de midrazolan para sedação. O cirurgião infiltra a região inguinal usando 20 ml do anestésico e, 5 minutos após, o paciente apresenta tremores musculares, náuseas, hipotensão, bradicardia e torna-se confuso. Qual deve ser a conduta do cirurgião?

A
Administrar mais 5 mg midrazolan para aumentar a sedação do paciente.
B
Iniciar rapidamente com trombolítico e colher enzimas cardíacas.
C
Administrar O2 a 100% sob máscara, colocar paciente em Trendefenburg.
D
Elevar cabeceira da mesa, aumentar a hidratação e realizar a cirurgia o mais rápido possível.
Um homem de 32 anos, com vida sexual de múltiplos parceiros, queixa-se de dor nas articulações e disúria. O quarto dedo do pé direito apresenta tumefação difusa, o tornozelo direito e o joelho esquerdo estão quentes, com dor na amplitude do movimento. O olho esquerdo está vermelho. O exame de urina revela 25 a 30 leucócitos por campo de grande aumento e 1 a 2 hemácias/campos de grande aumento. Tanto a cultura de urina, quanto um Swab uretral para infecção gonocócica são negativos. Qual das alternativas abaixo representa o mais provável diagnóstico?
Que doença deve ser considerada pelo médico pediatra que, ao examinar um lactente, encontra lesões hipocromicas em forma de folha na pele? Assinale a alternativa correta:
Uma criança de 4 anos chega à emergência do Hospital Universitário no colo da mãe, cianótica, com padrão respiratório tipo gasping, arresponsiva, FC = 40, sem pulsos periféricos e centrais palpáveis. Que sequência de conduta é mais aceitável?
Analise as afirmativas abaixo e assinale ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso: ( ) Os sopros inocentes geralmente são rudes, com irradiação para a região axilar e não se modificam com manobras como mudanças de posição do paciente. ( ) O sopro de Still tem como características ser musical, vibratório, de intensidade não maior que 3+/6+, e ser o sopro inocente mais comum na faixa etária pediátrica, quando o paciente é examinado apenas em decúbito dorsal. ( ) O sopro venoso é um sopro sisto-diastólico, que desaparece com a compressão da veia jugular. ( ) A B3, para ser considerada fisiológica, deve apresentar variabilidade durante a ausculta, desaparecendo em alguns momentos, o que se evidencia ainda mais se o paciente for colocado sentado ou em posição supina; além disso, a frequência cardíaca deve estar nos limites normais para a faixa etária do paciente. ( ) O desdobramento fixo da B2 na área pulmonar (P2) caracteriza-se por não haver interferência do ciclo respiratório no desdobramento, como ocorre no desdobramento fisiológico, e deve ser considerado sempre patológico, necessitando investigação complementar. ( ) As impulsões do ventrículo direito, quando presentes, caracterizam-se pelo aumento do ictIus cordis, bem como pelo seu rebaixamento e deslocamento para a linha axilar anterior. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, assinalada de cima para baixo.
Compartilhar