Um paciente de 72 anos, com hipertensão arterial, insuficiência cardíaca compensada e doença pulmonar obstrutiva crônica moderada, tem agora diagnóstico de empiema pleural na sua fase organizada (crônica) em base do hemitórax anterolateral direito. Foi encaminhado por uma unidade de pronto atendimento para continuidade do tratamento. Neste caso, qual dos procedimentos abaixo deve ser indicado?
A
Toracostomia com drenagem fechada em selo d'água.
B
Toracocentese aspirativa diagnóstica.
C
Pleuropneumonectomia.
D
Evacuação e decorticação do empiema.
E
Drenagem aberta com retalho à Eloesser.
Outras questões
Criança de dois anos de idade, com quadro de distensão abdominal, diarreia há 90 dias, fezes volumosas, sem sangue ou muco, mas com conteúdo gorduroso, e baixo ganho ponderal, situando-se abaixo do percentil 0,1 na curva de referência OMS, apresentou três episódios de pneumonia com comprovação radiológica, aos três, dez e dezoito meses, e tem quadros de sibilância frequentes. Fez uso de leite materno exclusivo até os quatro meses de vida, com introdução de leite de vaca posterior e de glúten aos 10 meses. O irmão apresenta asma brônquica e urticária e os pais têm rinite alérgica. A principal hipótese a ser investigada é:
O diagnóstico de asma no lactante é dificil de ser realizado. Para tanto, existe um índice clínico com critérios maiores (um dos pais com asma, diagnóstico de dermatite atópica) e critérios menores (diagnóstico médico de rinite alérgica, sibilância não associada a resfriado, e eosinofilia maior ou igual a 4%). Utilizando-se esses critérios, considera-se um lactente com provável diagnóstico de asma quando apresenta:
Um adolescente de 16 anos vai ao médico por apresentar dor no ouvido direito de início há um dia, antecedida por febre (temp. 38,7°C), odinofagia e rinorreia hialina, há três dias. Ao exame, apresentava dor à manipulação do canal auditivo e abaulamento da membrana timpânica do ouvido direito. Em relação a este caso, é correto afirmar que:
Em relação ao abdome agudo na criança, analise as afirmativas abaixo: 1. A causa mais comum de abdome agudo obstrutivo no lactente é a invaginação intestinal. 2. No recém nascido, a forma mais comum de abdome agudo é o perfurativo devido à enterocolite necrotizante neonatal. 3. Na criança maior, o abdome agudo hemorrágico e o perfurativo são os mais frequentes em virtude dos acidentes automobilísticos e das quedas. 4. A principal causa de abdome agudo inflamatório na criança maior é a apendicite aguda. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.