Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Um paciente de 75 anos, cardiopata, vítima de atropelamento em via pública, é levado ao pronto-socorro em estado de choque, com palidez cutâneo mucosa, sudorese, baixa perfusão e FC de 98 bpm com PA de 90x60 mmHg. Reclama de muita dor abdominal e fica repetindo incessantemente que vai morrer. Frequência respiratória de 23 irpm com ausculta pulmonar normal bilateralmente. Com a infusão de 2000ml de Ringer lactato, sua pressão estabiliza com 100x70 mmHg com FC de 88 bpm. É realizado USG (FAST) nos três compartimentos e é detectado líquido em moderada quantidade no abdome e a tomografia de abdome evidencia uma lesão hepática grau III com moderada quantidade de líquido livre na cavidade. Qual deve ser a conduta frente a esta situação?

A
Videolaparoscopia diagnóstica.
B
Observação clínica.
C
Laparotomia exploradora imediata.
D
Realizar lavado peritoneal diagnóstico para identificar lesão de víscera oca.
Associe o quadro clínico ao diagnóstico mais provável: I. Criança, 6 anos, nódulo cístico na borda anterior do esternocleidomastoide. II. Homem, 65 anos, tabagista e etilista com nódulo endurecido na borda anterior do esternocleidomastoide D e perda de peso. III. Homem, 65 anos, com nódulo endurecido na fossa supraclavicular esquerda e perda de peso. IV. Jovem, 22 anos, conglomerado linfonodal cervical endurecido em fossa supraclavicular esquerda, febre vespertina e prurido cutâneo. V. Jovem, 22 anos, conglomerado linfonodal cervical abscedado em fossa supraclavicular esquerda, febre vespertina:
R.S.A., 38 anos, costureira há 19 anos, apresenta sintomas de formigamento dos três primeiros quirodáctilos das mãos, mais intenso à direita; dor no punho com irradiação para cotovelo e fraqueza nos braços. Relata que, frequentemente, acorda à noite com dor e sente dificuldade para pentear o cabelo. Este quadro representa a compressão do nervo:
Ao avaliar uma criança entre o 1º e 2º mês, podemos encontrar como sinal de alarme na avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor: I – Uma hiper e hipotonicidade na posição de pé ou quando suportado na posição ventral; II – Não estabelece nenhum tipo de interação, nunca segue a face humana e não sorri; III – Não se mantém em situações de alerta, nem por breves momentos. Quais das alternativas estão corretas?
Sobre a abordagem das infecções perinatais, assinale a alternativa correta.
Compartilhar