Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Um paciente de 75 anos, cardiopata, vítima de atropelamento em via pública, é levado ao pronto-socorro em estado de choque, com palidez cutâneo mucosa, sudorese, baixa perfusão e FC de 98 bpm com PA de 90x60 mmHg. Reclama de muita dor abdominal e fica repetindo incessantemente que vai morrer. Frequência respiratória de 23 irpm com ausculta pulmonar normal bilateralmente. Com a infusão de 2000ml de Ringer lactato, sua pressão estabiliza com 100x70 mmHg com FC de 88 bpm. É realizado USG (FAST) nos três compartimentos e é detectado líquido em moderada quantidade no abdome e a tomografia de abdome evidencia uma lesão hepática grau III com moderada quantidade de líquido livre na cavidade. Qual deve ser a conduta frente a esta situação?

A
Videolaparoscopia diagnóstica.
B
Observação clínica.
C
Laparotomia exploradora imediata.
D
Realizar lavado peritoneal diagnóstico para identificar lesão de víscera oca.
Aos pacientes com complicações do divertículo de Meckel, a apresentação clínica mais comum é:
Paciente, masculino, 79 anos, negro, ex-tabagista (2 maços/dia), sabidamente hipertenso há 7 anos em uso regular de Losartana 50mg, evolui com quadro de moderada dor em quadrantes inferiores do abdome, parestesia de membros inferiores e claudicação intermitente. A descrição do exame fisico do abdome que corrobora o diagnóstico de Aneurisma de aorta abdominal é de uma massa:
Com relação às hérnias da parede abdominal, é correto afirmar que a de:
O ultrassom realizado à beira do leito fornece uma nova oportunidade de melhora na prárica médica convencional. Na prática pediátrica sua aplicação:
Compartilhar