Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Um paciente de 75 anos, cardiopata, vítima de atropelamento em via pública, é levado ao pronto-socorro em estado de choque, com palidez cutâneo mucosa, sudorese, baixa perfusão e FC de 98 bpm com PA de 90x60 mmHg. Reclama de muita dor abdominal e fica repetindo incessantemente que vai morrer. Frequência respiratória de 23 irpm com ausculta pulmonar normal bilateralmente. Com a infusão de 2000ml de Ringer lactato, sua pressão estabiliza com 100x70 mmHg com FC de 88 bpm. É realizado USG (FAST) nos três compartimentos e é detectado líquido em moderada quantidade no abdome e a tomografia de abdome evidencia uma lesão hepática grau III com moderada quantidade de líquido livre na cavidade. Qual deve ser a conduta frente a esta situação?

A
Videolaparoscopia diagnóstica.
B
Observação clínica.
C
Laparotomia exploradora imediata.
D
Realizar lavado peritoneal diagnóstico para identificar lesão de víscera oca.
Mulher de 35 anos, tabagista, apresentou hematúria macroscópica e a cistoscopia revelou lesão vesical de 3 cm. A ressecção desta lesão revelou tratar-se de carcinoma de células transicionais de baixo grau, sem comprometimento do detrusor. Qual a sequência deste tratamento?
Em qual das patologias abaixo deve ser indicada cirurgia pelo risco de malignização?
Aponte a alternativa CORRETA.
Paciente do sexo masculino, 6 meses de vida, dá entrada no pronto socorro apresentando dor e distensão abdominal associada a vômitos há 1 dia. Mãe refere que o paciente alimentava-se normalmente (leite integral em pó e "massa de macaxeira") até o início dos sintomas. Nega febre. Ao exame físico, a paciente se encontra chorosa (choro paroxístico), desidratada e levemente dispneica. Seu abdome é distendido, de difícil palpação devido a dor. Palpa-se com dificuldade estrutura semelhante a massa alongada em flanco e hipocôndrio direito. Ruídos hidroaéreos aumentados em volume e frequência. Após o toque retal, a paciente apresentou episódio de diarreia com sangue, em "geleia de framboesa". Assinale a alternativa INCORRETA:
Compartilhar