Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Um paciente de 75 anos, cardiopata, vítima de atropelamento em via pública, é levado ao pronto-socorro em estado de choque, com palidez cutâneo mucosa, sudorese, baixa perfusão e FC de 98 bpm com PA de 90x60 mmHg. Reclama de muita dor abdominal e fica repetindo incessantemente que vai morrer. Frequência respiratória de 23 irpm com ausculta pulmonar normal bilateralmente. Com a infusão de 2000ml de Ringer lactato, sua pressão estabiliza com 100x70 mmHg com FC de 88 bpm. É realizado USG (FAST) nos três compartimentos e é detectado líquido em moderada quantidade no abdome e a tomografia de abdome evidencia uma lesão hepática grau III com moderada quantidade de líquido livre na cavidade. Qual deve ser a conduta frente a esta situação?

A
Videolaparoscopia diagnóstica.
B
Observação clínica.
C
Laparotomia exploradora imediata.
D
Realizar lavado peritoneal diagnóstico para identificar lesão de víscera oca.
Estão listados abaixo os benefícios atribuídos ao aleitamento materno. Entre eles, qual está INCORRETO?
Paciente adulto que sofreu queda com a mão espalmada e apresenta-se com edema mínimo no punho, sinal da pistonagem positivo e radiografia normal é portador de:
O predomínio de depósitos glomerulares de IgA em imunofluorescência de biópsia renal está associado à:
Homem consultou por vir apresentando há 5 dias hiperemia conjuntival mais intensa em um dos olhos, presença de folículos na conjuntiva e adenopatia pré-articular. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar