Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Um paciente de 75 anos, cardiopata, vítima de atropelamento em via pública, é levado ao pronto-socorro em estado de choque, com palidez cutâneo mucosa, sudorese, baixa perfusão e FC de 98 bpm com PA de 90x60 mmHg. Reclama de muita dor abdominal e fica repetindo incessantemente que vai morrer. Frequência respiratória de 23 irpm com ausculta pulmonar normal bilateralmente. Com a infusão de 2000ml de Ringer lactato, sua pressão estabiliza com 100x70 mmHg com FC de 88 bpm. É realizado USG (FAST) nos três compartimentos e é detectado líquido em moderada quantidade no abdome e a tomografia de abdome evidencia uma lesão hepática grau III com moderada quantidade de líquido livre na cavidade. Qual deve ser a conduta frente a esta situação? Dez dias após o acidente, o paciente encontra-se com anemia grave e com descompensação cardíaca. O médico assistente decide corrigir a anemia. Qual ou quais os componentes sanguíneos são indicados?

A
Somente concentrado de hemácias.
B
Concentrado de hemácias e plasma expansor.
C
Concentrado de hemácias e albumina.
D
Concentrado de hemácias e plasma fresco.
Qual o padrão eletrencefalográfico mais representativo de uma crise (epiléptica) de ausência típica?
Em 2005 foram publicadas as novas Diretrizes Para Abordagem e Tratamento da Parada Cardíaca e Respiratória. Com base nesta Diretriz marque a alternativa CORRETA das apontadas abaixo:
Na dieta de um paciente com gota está contra indicado o uso dos seguintes alimentos EXCETO:
Homem, 27 anos, vem à consulta médica, referindo alucinações auditivas há um ano e dificuldade em realizar suas atividades diárias. Mostra-se agitado, confuso e tem o afeto embotado. Feito o diagnóstico pelo seu médico, qual o fármaco escolhido para dar início ao tratamento?
Compartilhar