Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um paciente de 75 anos, sexo feminino, obesa, no 3º dia de pós-operatório de artroplastia de quadril, iniciou quadro de dispneia, o murmúrio vesicular encontrava-se totalmente abolido à direita, macicez à percussão. Sua gasometria arterial mostrava PaO2 de 52 mmHg. Radiografia de tórax evidenciava velamento de todo o hemitórax direito com desvio do mediastino para o lado comprometido. Marque a opção que aponta a causa principal da hipoxemia.

A
Redução da pressão alveolar de oxigênio (PAO2)
B
Alteração da relação ventilação/perfusão (V/Q < 1)
C
Alteração da relação ventilação/perfusão (V/Q > 1)
D
Redução da diferença alvéolo-arterial do O2
Homem, 25 anos, sofre acidente automobilístico com trauma no MIE. Ao exame, apresenta o membro em flexão, adução, rotação interna e encurtamento. Qual é o provável diagnóstico?
Homem, 45 anos, com cirrose pelo vírus da hepatite C, apresenta aumento do volume abdominal. Está ictérico, desorientado, desnutrido, com PA 100/60 mmHg, FC 86 bpm, ascite volumosa e edema de membros inferiores com cacifo de 4+. Avaliação laboratorial: Na+ 129 mEq/L; K+ 6 mEq/L; albumina 2,6 g/dl; creatinina 3 mg/dl; hemoglobina 9 g/dl. Em relação ao líquido de ascite deste paciente, pode-se afirmar que:
Em relação às imunizações em crianças, qual das afirmativas abaixo está correta?
Homem, 38 anos, pedreiro, procura UBS por primeiro episódio de dor lombar irradiada para região sacra há 48 horas. Apresenta contratura da musculatura paravertebral lombar, com força e reflexos normais. Qual é a conduta correta?
Compartilhar