Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Um paciente desenvolvendo um quadro de celulite de membros inferiores causada por Staphylococcus aureus adquirido na comunidade. O antibiótico de escolha para tratamento hospitalar visto o paciente não apresentar comorbidades ou alergias é:

A
Clindamicina.
B
Oxacilina
C
Ampicilina+sulbactam.
D
Vancomicina.
E
Rifampicina.
O processo de lise da ureia por bactérias fornece um meio urinário alcalino e concentrações suficientes de carbonato e amônia para induzir a formação de cálculos infectivos. Assinalar qual grupo de bactérias apresenta maior capacidade de desdobrar a ureia:
As afecções urológicas, tanto benignas quanto malignas, apresentam elevada prevalência. Acerca dessas doenças, julgue o item que se segue. No tratamento da fasceíte necrosante, conhecida como gangrena de Fournier, a colostomia derivativa é indicada na fase precoce e deve ser realizada no primeiro desbridamento das áreas necrosadas.
Homem, 60 anos, há 6 meses queixa-se de dor lombar baixa, de ritmo mecânico em faixa, com irradiação para região inguinal, glútea e face anterior da coxa direita. Refere piora vespertina, necessitando uso diário de analgésicos e anti-inflamatórios não hormonais. Trabalha em uma distribuidora, caminha vários quilômetros ao dia sem carregar peso. Exame físico: dor à palpação da região lombar baixa com retração dos músculos isquiotibiais, bloqueio de rotação interna do quadril direito, abdução de 10 graus, sinal de Thomas (+) à direita, ausência de déficit neurológico, Laségue negativo. Radiograma da coluna: sem alterações. O DIAGNÓSTICO E A CONDUTA SÃO:
A respeito das dermatoses na infância: I- A dermatite seborreica é uma doença inflamatória crônica que acomete frequentemente a área das fraldas e se inicia, geralmente, entre 3 e 12 semanas de vida, e raramente ocorre após os 6 meses de idade; II- A dermatite irritativa primária da área das fraldas caracteriza-se por apresentar eritema brilhante, confluente, com aspecto envernizado, que varia de intensidade ao longo do tempo e atinge tipicamente as áreas de maior contato com as fraldas (dermatite em W), como superfícies convexas das nádegas, coxas, parte inferior do abdome, púbis, grandes lábios e escroto, as pregas são poupadas; III- A candidose perineal tem relação com o uso prévio de antibióticos, com a presença de diarreia e com acometimento concomitante da cavidade oral; IV- Pápulas encimadas por vesículas pruriginosas, frequentes na infância e que caracterizam-se por reação de hipersensibilidade a picadas de insetos, chama-se estrófulo; V- A lesão característica de molusco contagioso é uma pálpula semi-esférica séssil, da cor da pele ou levemente rosada, de poucos milímetros, ás vezes umbilicada ou com pequena depressão central. São verdadeiras:
Compartilhar