Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Um paciente desenvolvendo um quadro de celulite de membros inferiores causada por Staphylococcus aureus adquirido na comunidade. O antibiótico de escolha para tratamento hospitalar visto o paciente não apresentar comorbidades ou alergias é:

A
Clindamicina.
B
Oxacilina
C
Ampicilina+sulbactam.
D
Vancomicina.
E
Rifampicina.
<P>Você examina uma mulher de 20 anos com perda ponderal significativa e observa a presença de candidíase oral. Exames imunológicos revelam anti-HIV+, HBsAg+, anti-HAV+, anti-HCV-, IgM anti-CMV-, IgG anti CMV+, IgM antitoxoplasma-, IgG antitoxoplasma +. Contagem de CD4 = 88 cels/mm³ e carga viral = 160000 cópias. Neste caso, deve-se prescrever profilaxia primária para Pneumocystis jiroveci e alguns outros patógenos, exceto:
Ainda em relação aos sopros inocentes assinale a alternativa correta nos sopros de ejeção pulmonar:
Um pré-escolar com 3 anos de vida é levado à consulta numa emergência pediátrica com queixa de vômitos e diarreia há 2 dias. Segundo os pais, o pré-escolar iniciou com vômitos, evoluindo com diarreia líquida (cerca de 6×/dia), sem produtos patológicos, além de inapetência. Ao exame físico a criança apresenta-se com bom estado geral, alerta, contactuante, mucosas úmidas, pulsos amplos, perfusão periférica e pressão arterial normais para a idade. Neste momento, a conduta terapêutica mais apropriada será:
Uma gestante sem acompanhamento pré-natal é admitida no centro obstétrico em período expulsivo. Nasce uma criança a termo que se apresenta hipotônica, cianótica e em apneia. O líquido amniótico é claro e ao iniciar os passos de atendimento ao recém-nascido percebe-se que o mesmo se encontra com abdome escavado. Qual a correta sequência na reanimação neonatal?
Compartilhar