Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Dermatologia

Um paciente desenvolvendo um quadro de celulite de membros inferiores causada por Staphylococcus aureus adquirido na comunidade. O antibiótico de escolha para tratamento hospitalar visto o paciente não apresentar comorbidades ou alergias é:

A
Clindamicina.
B
Oxacilina
C
Ampicilina+sulbactam.
D
Vancomicina.
E
Rifampicina.
Paciente, 13 anos de idade, sexo masculino, há 4 anos iniciou com quadro de edema progressivo, acompanhado de baixa da acuidade auditiva. Os exames realizados mostram elevação de ureia e creatinina, hematúria, proteinúria. A história familiar revelou que dois tios maternos apresentaram insuficiência renal associada às alterações auditivas. Nos antecedentes do paciente, consta hematúria microscópica notada desde os 5 anos de idade. O diagnóstico mais provável é:
Um lactente de nove meses, com diagnóstico de cardiopatia congênita com hiperfluxo pulmonar e pneumonias de repetição, é encaminhado ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, para vacinação complementar. Seu esquema de imunização básica está completo. De acordo com o Ministério da Saúde, além da anti-influenza, que outra vacina deve ser indicada?
Em que cirurgia, das alternativas mencionadas abaixo, está indicada antibioticoprofilaxia?
Caçula de família humilde e iletrada, que morava em distante área rural, uma lactente só foi examinada pela primeira vez ao completar quatro meses de vida. Seu parto se fizera em domicílio e, desde que nasceu, ela ficava ofegante e arroxeada ao chorar ou fazer esforço para defecar. Tinha sopro cardíaco à ausculta e o ecocardiograma foi indicativo de tetralogia de Fallot, cardiopatia congênita que encerra a presença de:
Compartilhar