Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Um paciente do sexo feminino com 37 anos procura o consultório com uma cefaleia latejante de moderada intensidade hemicraniana há 1 dia, acompanhada de náuseas, vômitos e fotofobia. A paciente refere episódios semelhantes, ocasionais desde a adolescência e apresenta história familiar de cefaléia semelhante na mãe. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Enxaqueca.
B
Cefaleia tensional.
C
Cefaleia em salvas.
D
Neuralgia do trigêmio.
E
Meningite viral.
Mãe leva Tiago, de 4 semanas de vida, ao pediatra com relato de que o mesmo vem apresentando vômitos amarelados constantes cada vez mais frequentes e que os últimos vômitos têm apresentado sangramento. Observou diminuição do volume de fezes. Ao exame, criança com baixo peso, desidratada e prostrada. À palpação abdominal, observa-se massa semelhante a uma azeitona no quadrante superior esquerdo. Qual o distúrbio metabólico mais comumente pode ser encontrado nesta situação?
Mulher de 72 anos no 3º dia de internação por pancreatite aguda biliar grave. Persiste com dor abdominal e encontra-se anúrica, há 24 horas, apesar da reposição farta de soro fisiológico e KCl a 10%. Um ECG realizado na ocasião revelou ritmo sinusal e ST supradesnivelado em V1, V2 e V3. Que intercorrência deve, imediatamente, ser pesquisada e corrigida?
Qual das seguintes doenças de cunho genético está associada a uma maior incidência de hérnias de parede abdominal em crianças?
No atendimento ao paciente de trauma grave, a primeira medida é a obtenção de via aérea adequada. Neste aspecto, critérios de indicação de acesso devem ser observados. Nesse sentido, selecione a alternativa correta.
Compartilhar