Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente do sexo masculino, 75 anos de idade, previamente hígido, dá entrada no serviço de emergência do hospital. Está com dor abdominal tipo cólica, distensão abdominal marcante, ruídos intestinais metálicos, desidratado e com dor à palpação superficial de todo o abdome. Apresentou dois episódios de vômitos volumosos de odor fecaloide e relata que não evacua nem elimina gases há 3 dias. Nega cirurgias prévias. O exame radiológico de rotina mostra distensão das alças intestinais com múltiplos níveis hidroaéreos, sinais de “empilhamento de moedas” e haustrações intestinais visíveis, sem ar no reto. Das seguintes qual seria a causa MAIS PROVÁVEL para este quadro de obstrução intestinal?

A
Câncer do cólon.
B
Fecaloma.
C
Volvo de sigmóide.
D
Doença diverticular.
E
Síndrome de Olgivie.
Mulher de 30 anos de idade procura a unidade porque caiu há 12 horas e seu tornozelo está ficando cada vez mais inchado e doloroso. Para solicitar radiografia, a fim de descartar fratura, é preciso que a paciente apresente:
Sobre a fimose em crianças, é correto afirmar que:
Qual é a sequência correta de desfibrilação – Reanimação Cardiopulmonar (RCP)?
Paciente de 18 meses de idade, com epilepsia generalizada, em tratamento com ácido valproico, é atendido no pronto atendimento com náuseas, vômitos e sonolência. Evolui para coma em algumas horas. No exame neurológico não há sinal de localização. A tomografia computadorizada de crânio e a análise do líquido cefalorraquidiano foram normais. Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para o caso:
Compartilhar