Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Um paciente vítima de acidente de trânsito há 2 horas, dá entrada no Pronto Socorro, apresentando sinais de contusão na região tóraco-abdominal à esquerda, dor torácica intensa à esquerda, hipotensão arterial importante, dispneia e sinais de insuficiência respiratória aguda. Os exames de imagem fazem o diagnóstico de hérnia diafragmática traumática à esquerda. Qual a melhor conduta no caso em questão?

A
Toracotomia.
B
Ventilação Mecânica.
C
Laparotomia Exploradora.
D
Oxigenoterapia e reavaliação em 6 horas.
E
Cuidados gerais e observação em Unidade de Terapia Intensiva.
São causas de baqueteamento digital, EXCETO:
Paciente de 38 anos, masculino, portador de hepatite C apresenta há 6 semanas lesões papulares eritematovioláceas em tornozelos e punhos e lesões reticulares esbranquiçadas em mucosa jugal e lábios. Refere prurido intenso e aparecimento de lesões lineares em áreas de escoriação. Ao exame, é possível perceber linhas esbranquiçadas reticuladas no topo das pápulas. Com relação a esse caso, é INCORRETO afirmar:
Qual tratamento é o mais efetivo na púrpura trombocitopênica trombótica?
Paciente portadora de vírus da hepatite C apresenta ecografia recente com heterogeneidade do parênquima hepático e biópsia com perda da arquitetura histopatológica. Refere há 24 horas hematêmese e melena em grande quantidade, com astenia progressiva e desconforto abdominal. Ao exame, está pálida, sonolenta, PA 70/30 mmHg, FC 140, FR 24, afebril. Na abordagem inicial de emergência, qual a conduta mais apropriada?
Compartilhar