Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Cardiologia

Um paciente do sexo masculino, 22 anos, vítima de ferimento por arma branca na região infra-mamária esquerda, dá entrada no Pronto Socorro, apresentando pressão arterial sistêmica de 60×10 mmHg, distensão das veias do pescoço e bulhas cardíacas abafadas. Qual a principal hipótese diagnóstica?

A
Contusão cardíaca.
B
Hemotórax volumoso.
C
Infarto agudo do miocárdio.
D
Pneumotórax hipertensivo.
E
Tamponamento cardíaco.
Num paciente com hipertensão arterial sistêmica, sem tratamento, espera-se que a ação do aumento do tônus simpático e da diminuição do tônus parassimpático venha determinar cronicamente alterações:
Paciente com febre, tosse e dor torácica há 5 dias apresenta RX de tórax com derrame pleural. A punção do líquido mostrou um empiema. As características com relação a presença de leucócitos, predomínio de células, glicose e pH são, respectivamente:
Mulher, 38 anos de idade, foi internada com dor forte no andar superior do abdome, há 12 horas, após comer feijoada. Referia ainda vômitos, parada de eliminação de flatos e fezes e persistência da dor, apesar do uso de analgésicos orais. Nega febre, colúria ou acolia fecal. Nos últimos anos, havia tido dores em cólica no hipocôndrio direito, de leve a moderada intensidade, que relacionou à ingestão de alimentos gordurosos, mas que melhorava com o uso de antiespasmódicos. Ao exame físico, apresentava regular estado geral, sem icterícia, PA = 150 x 95 mmHg, FC = 115 bpm, com dor à palpação e descompressão brusca dolorosa do abdome superior. Nesse momento, o exame que pode estabelecer a etiologia mais provável da doença é:
Homem, 55 anos de idade, desenvolveu vermelhidão cutânea generalizada e tontura 10 minutos após ter sido ferroado por abelha. Ele chegou ao pronto-socorro 20 minutos depois, com temperatura de 36,9°C. FC=110 bpm, FR=30 ipm, PA=105 x 40 mmHg. Os pulmões estão limpos e não apresenta sopros ou ritmo de galope. ECG mostra taquicardia sinusal. Não usa medicações. Com relação ao paciente descrito, pode-se afirmar que:
Compartilhar