As indicações de toracotomia em lesões agudas torácicas são fundamentadas em achados físicos, evidências aos exames de imagem e no curso clínico do paciente. Assinale a situação que não exige a realização de procedimento cirúrgico sempre que diagnosticada.
A
Pneumomediastino.
B
Tamponamento cardíaco.
C
Demonstração de lesão traqueal.
D
Toracotomia traumática (perda de substância da parede do tórax).
E
Embolismo de projétil significante para o coração ou artéria pulmonar.
Outras questões
São doenças ou agravos de notificação compulsória:
Homem 25 anos, trabalhador braçal, vem aos seus cuidados médicos e relata ser portador de comportamento aberrante, o qual você diagnosticou como “parafílico”. Descreve o paciente, que quando em locais com grande concentração de pessoas ou veículos de transporte coletivo, sente prazer em atritar seus genitais contra o corpo de uma mulher, mesmo sem seu consentimento e ainda que lhe cause constrangimento. Relata ainda, que ao fazê-lo, ele fantasia um relacionamento exclusivo e carinhoso com a vítima. O enquadramento acima descrito é compatível com qual das parafilias abaixo citadas ?
Uma mulher de 30 anos, com queixa de diplopia e fraqueza nos braços e pernas, apresenta paresia do VI par craniano, diminuição de força proximal de membros superiores e inferiores e anticorpo antirreceptor de acetilcolina positivo. O diagnóstico MAIS PROVÁVEL é de:
Que eletrólito é mais importante na reposição do grande queimado ? Referência: MARCONDES, E. Pediatria Básica - tomo II - São Paulo: Sarvier, 2003