Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Reumatologia

Um paciente do sexo masculino, 25 anos, comparece ao ambulatório com queixa de dor lombar, bilateral, com irradiação para raiz das coxas, de início há quatro meses. Refere que acorda durante a noite pela dor e, quando caminha, a dor melhora. Qual a principal hipótese diagnóstica para esse caso?

A
Osteoma osteoide.
B
Hérnia discal.
C
Doença degenerativa discal.
D
Espondilite anquilosante.
Dos exames abaixo qual não tem necessidade de ser solicitado no pré-natal por falta de estratégia:
Parturiente com 39 semanas, em franco trabalho de parto, internou com 5 cm de dilatação, teve bolsa rota artificialmente com 7 cm, com saída de líquido claro com grumos. Na evolução do trabalho de parto, quando apresentava 8 cm de dilatação, ocorreu eliminação de grande quantidade de sangue via vaginal, a freqüência cardíaca fetal começou a ficar entre 70-90bpm e ritmo de contração se intensificou com contrações muito próximas umas das outras. O que provavelmente deve ter ocorrido?
Qual tamanho mínimo de PPD você considera para iniciar quimioprofilaxia para tuberculose nos comunicantes assintomáticos de doente bacilífero, abaixo relacionados respectivamente: 1) 4 anos de idade, vacinado com BCG intradérmica no primeiro mês de vida; 2) 26 anos, portador do vírus HIV; 3) 2 anos de idade, vacinado com BCG intradérmica ao nascer.
Sobre os conhecimentos relacionados à hiperplasia benigna da próstata (HBP). Qual das alternativas abaixo está em desacordo com os conhecimentos atuais?
Compartilhar