Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Dermatologia

Um paciente do sexo masculino, de quatro anos de idade, com quadro de hanseníase nodular da infância. Epidemiologicamente, trata-se de indivíduo que:

A
apresenta resistência ao bacilo e teve contato com portadores de forma multibacilar.
B
sofreu inoculação acidental com o bacilo e não apresenta resistência ao mesmo.
C
apresenta resistência ao bacilo e é resistente ao tratamento.
D
pode transmitir a doença e não apresenta resistência ao bacilo.
Homem de 23 anos procura o pronto socorro com queixa de dor e inchaço do pênis há 4 horas. Durante relação sexual com esposa ouviu um estalido e, a seguir, apresentou detumescência peniana com perda da ereção. Ao exame físico, o paciente apresenta grande equimose na haste peniana e uretrorragia. Assinale a alternativa que melhor descreve a conduta a ser tomada pelo médico assistente:
Um homem de 64 anos comparece a Unidade de Saúde da Família queixando-se de dificuldade para enxergar para longe. Ao exame, apresenta acuidade visual para longe de 0.2 em ambos os olhos, em uma tabela de escala decimal que vai de 0.1 a 1.0 (sendo 1.0 a melhor visão que pode ser medida na tabela). Ao repetir o exame com o uso de um orifício estenopeico, o paciente apresentou acuidade visual de 0.8 em ambos os olhos. Diante deste caso, a causa mais provável de deficiência visual é:
Mulher de 59 anos com história prévia de nefrectomia por nefrocalcinose refere quadro de dores ósseas, principalmente, em membros inferiores. Apresentou, no último ano, 2 cólicas nefréticas, com cálculos pequenos em rim remanescente. Cálcio e PTH séricos, ambos elevados. Ultrassonografia cervical demonstrou nódulo no lobo esquerdo da tireoide no pólo superior. O exame para confirmação diagnóstica e o tratamento são, respectivamente,
Homem de 56 anos queixa-se de perda da acuidade e turvação visual. Foi examinado pelo oftalmologista que diagnosticou pan-uveíte. O exame físico não mostrou alterações e os resultados de exames sorológicos de sífilis são os seguintes: ELISA – positivo, VDRL = 1/128. Assinale o correto com respeito a esse caso.
Compartilhar