Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Dermatologia

Nefrologia

Um paciente do sexo masculino, de 17 anos de idade, é internado por quadro agudo de disenteria, com depleção do espaço extracelular. Durante a internação, evoluiu com queda do estado geral, febre (temperatura axilar maior que 38°C) e petéquias em tronco e membros. Os exames complementares revelaram anemia hemolítica, trombocitopenia, insuficiência renal aguda e disfunção neurológica. O diagnóstico mais provável é:

A
infecção gonocócica disseminada.
B
meningococcemia aguda.
C
púrpura trombocitopênica trombótica.
D
síndrome de Sweet.
E
síndrome de Stevens-Johnson.
Em um paciente alcoolista é detectado um tempo de protrombina prolongado. Em relação a este achado, todas as alternativas são corretas, EXCETO:
Um grupo de pessoas apresentou quadro de diarreia aquosa, náuseas, vômitos e dor abdominal em cólica duas horas após participarem de um evento onde foram servidos hambúrgueres, salada e maionese. O agente etiológico mais provável é:
Homem de 57 anos, há 3 meses com edema generalizado insidioso de evolução progressiva e dispneia de esforço, rapidamente progressiva aos mínimos esforços. O exame físico mostrava tórax sem expansão à direita, percussão maciça e murmúrio vesicular abolido em base e campo médio direito, sem frêmito toracovocal. O achado radiológico mais provável, neste caso, é:
O estresse cirúrgico desencadeia alterações metabólicas pós-traumáticas, resultantes da interação de vários hormônios. Qual a alteração que NÃO faz parte desta resposta:
Compartilhar