Um paciente do sexo masculino com 37 anos, com história clínica compatível com doença do refluxo gastro-esofágico, sintomático há vários anos. É submetido a endoscopia digestiva alta, que evidencia alterações esofágicas compatíveis com Esôfago de Barret. Em relação a esta enfermidade, assinale a alternativa correta.
A
É conhecido precursor de câncer epidermoide de esôfago, devendo proceder-se a esofagectomia em 3 tempos na vigência do mesmo.
B
É conhecido fator de risco de adenocarcinoma de esôfago, estando indicada a esofagectomia trans-hiatal à Pinotti no momento do diagnóstico endoscópico.
C
Não tem relação direta com nenhum tipo de neoplasia, devendo o seu tratamento ser através de acompanhamento clínico bianual.
D
É definida como substituição do epitélio escamoso de esôfago pelo epitélio colunar tipo intestinal, estando a conduta na dependência do grau de displasia.
E
A esofagectomia do segmento afetado é tratamento indicado quando a displasia for de baixo grau por 3 anos seguidos.
Outras questões
Sobre os tumores ósseos malignos, é CORRETO afirmar que:
Homem de 48 anos foi atendido no pronto-socorro com hematêmese. A endoscopia demonstrou lesão deprimida, bem delimitada, de 1,5 cm no antro gástrico. O anatomopatológico da biópsia da mucosa adjacente revelou pequenas estruturas espiraladas junto à superfície epitelial. O diagnóstico mais provável é:
Paciente de 65 anos, com queimaduras que atingiram 8% da superfície corporal, classificadas como de terceiro grau que ocorreram em ambiente fechado. Evoluiu para óbito cinco dias após por infecção originária provavelmente de:
Mulher de 26 anos apresenta febre (38 ºC) e dor intensa no baixo-ventre. A ultrassonografia revelou presença de massa em anexo esquerdo, sugestiva de abscesso tubo-ovariano de 6,3 cm. A conduta é: