Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente do sexo masculino com 37 anos, com história clínica compatível com doença do refluxo gastro-esofágico, sintomático há vários anos. É submetido a endoscopia digestiva alta, que evidencia alterações esofágicas compatíveis com Esôfago de Barret. Em relação a esta enfermidade, assinale a alternativa correta.

A
É conhecido precursor de câncer epidermoide de esôfago, devendo proceder-se a esofagectomia em 3 tempos na vigência do mesmo.
B
É conhecido fator de risco de adenocarcinoma de esôfago, estando indicada a esofagectomia trans-hiatal à Pinotti no momento do diagnóstico endoscópico.
C
Não tem relação direta com nenhum tipo de neoplasia, devendo o seu tratamento ser através de acompanhamento clínico bianual.
D
É definida como substituição do epitélio escamoso de esôfago pelo epitélio colunar tipo intestinal, estando a conduta na dependência do grau de displasia.
E
A esofagectomia do segmento afetado é tratamento indicado quando a displasia for de baixo grau por 3 anos seguidos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco do texto. “Você planeja realizar um estudo de casos e controles para verificar a influência do aleitamento natural na incidência de apendicite aguda em jovens de 15-24 anos de idade. O seu protocolo contém informações sobre idade, sexo, cor/raça, ocupação, estado conjugal, escolaridade, história pessoal de amidalectomia e história familiar de apendicectomia. Além de questões sobre a exposição de interesse principal, o seu questionário contém perguntas sobre exposição pregressa a tabaco e bebidas alcoólicas, bem como perguntas sobre estresse, consumo pregresso de vegetais, cafeína, anti-inflamatórios não hormonais, vermífugos, laxativos e drogas consideradas ilícitas. Nessas circunstâncias, os controles deverão ser pessoas ______________ e sem _________________ ”.
A respeito das dermatoses na infância: I- A dermatite seborreica é uma doença inflamatória crônica que acomete frequentemente a área das fraldas e se inicia, geralmente, entre 3 e 12 semanas de vida, e raramente ocorre após os 6 meses de idade; II- A dermatite irritativa primária da área das fraldas caracteriza-se por apresentar eritema brilhante, confluente, com aspecto envernizado, que varia de intensidade ao longo do tempo e atinge tipicamente as áreas de maior contato com as fraldas (dermatite em W), como superfícies convexas das nádegas, coxas, parte inferior do abdome, púbis, grandes lábios e escroto, as pregas são poupadas; III- A candidose perineal tem relação com o uso prévio de antibióticos, com a presença de diarreia e com acometimento concomitante da cavidade oral; IV- Pápulas encimadas por vesículas pruriginosas, frequentes na infância e que caracterizam-se por reação de hipersensibilidade a picadas de insetos, chama-se estrófulo; V- A lesão característica de molusco contagioso é uma pálpula semi-esférica séssil, da cor da pele ou levemente rosada, de poucos milímetros, ás vezes umbilicada ou com pequena depressão central. São verdadeiras:
A doença de Wilson advém de um erro inato do metabolismo, cuja principal consequência é o acúmulo de quantidades tóxicas de um determinado metal no fígado, cérebro, córnea e rins. A doença tem sido descrita em todas as raças, sendo particularmente mais comum em japoneses e judeus e nos povos com alto grau de consanguinidade. A herança é autossômica recessiva e sua prevalência é de 1:30.000 nascidos vivos. A que metal o texto se refere?
A respeito dos colangiocarcinomas, é correto afirmar que:
Compartilhar