Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente do sexo masculino com 37 anos, com história clínica compatível com doença do refluxo gastro-esofágico, sintomático há vários anos. É submetido a endoscopia digestiva alta, que evidencia alterações esofágicas compatíveis com Esôfago de Barret. Em relação a esta enfermidade, assinale a alternativa correta.

A
É conhecido precursor de câncer epidermoide de esôfago, devendo proceder-se a esofagectomia em 3 tempos na vigência do mesmo.
B
É conhecido fator de risco de adenocarcinoma de esôfago, estando indicada a esofagectomia trans-hiatal à Pinotti no momento do diagnóstico endoscópico.
C
Não tem relação direta com nenhum tipo de neoplasia, devendo o seu tratamento ser através de acompanhamento clínico bianual.
D
É definida como substituição do epitélio escamoso de esôfago pelo epitélio colunar tipo intestinal, estando a conduta na dependência do grau de displasia.
E
A esofagectomia do segmento afetado é tratamento indicado quando a displasia for de baixo grau por 3 anos seguidos.
A criança com crise convulsiva é sempre um evento assustador para os pais e normalmente requer atendimento hospitalar na sequência do evento. A opção que melhor representa aspectos das crises convulsivas na infância é:
Lactente de um ano de idade, sexo masculino, é atendido no pronto-socorro com história de cinco dias de febre, tosse produtiva e taquipneia. O raio X de tórax revela condensação alveolar em lobo inferior direito. A criança é tratada para pneumonia, utilizando-se antibioticoterapia adequada para as bactérias mais prováveis para a faixa etária, não se observando melhora. Troca-se o antibiótico pensando-se em resistência ou outro agente etiológico, também sem resposta. Com isso aventa-se a possibilidade do diagnóstico de tuberculose. Com relação a este caso, assinale a alternativa correta.
Em relação ao metabolismo da glicose nos recém-nascidos, é correto afirmar:
Tem-se observado nos últimos anos um aumento na incidência de coqueluche em diversos países do mundo, inclusive nos Estados Unidos da América e no Brasil. Com relação a esse aumento na incidência, assinale a alternativa correta.
Compartilhar