Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente do sexo masculino com 37 anos, com história clínica compatível com doença do refluxo gastro-esofágico, sintomático há vários anos. É submetido a endoscopia digestiva alta, que evidencia alterações esofágicas compatíveis com Esôfago de Barret. Em relação a esta enfermidade, assinale a alternativa correta.

A
É conhecido precursor de câncer epidermoide de esôfago, devendo proceder-se a esofagectomia em 3 tempos na vigência do mesmo.
B
É conhecido fator de risco de adenocarcinoma de esôfago, estando indicada a esofagectomia trans-hiatal à Pinotti no momento do diagnóstico endoscópico.
C
Não tem relação direta com nenhum tipo de neoplasia, devendo o seu tratamento ser através de acompanhamento clínico bianual.
D
É definida como substituição do epitélio escamoso de esôfago pelo epitélio colunar tipo intestinal, estando a conduta na dependência do grau de displasia.
E
A esofagectomia do segmento afetado é tratamento indicado quando a displasia for de baixo grau por 3 anos seguidos.
Na infecção pela bactéria Bordetella pertussis, o hemograma apresenta:
Paciente do sexo masculino, com 54 anos, chega ao pronto atendimento referindo desconforto torácico descrito como uma sensação de peso e localiza a sensação colocando a mão sobre o esterno, com irradiação para o ombro esquerdo. O desconforto foi desencadeado após esforço físico habitual. Nega sintomatologia semelhante anteriormente. A dor aliviou 20 minutos após chegar ao hospital. Tem diagnóstico há três anos de dislipidemia. Em uso de sinvastatina 20 mg ao dia. Nesse caso, qual é a hipótese diagnóstica?
Em relação aos pares cranianos e ao exame clínico do paciente, é correto afirmar:
Sobre a litíase renal, assinale a alternativa correta:
Compartilhar