Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente do sexo masculino com 37 anos, com história clínica compatível com doença do refluxo gastro-esofágico, sintomático há vários anos. É submetido a endoscopia digestiva alta, que evidencia alterações esofágicas compatíveis com Esôfago de Barret. Em relação a esta enfermidade, assinale a alternativa correta.

A
É conhecido precursor de câncer epidermoide de esôfago, devendo proceder-se a esofagectomia em 3 tempos na vigência do mesmo.
B
É conhecido fator de risco de adenocarcinoma de esôfago, estando indicada a esofagectomia trans-hiatal à Pinotti no momento do diagnóstico endoscópico.
C
Não tem relação direta com nenhum tipo de neoplasia, devendo o seu tratamento ser através de acompanhamento clínico bianual.
D
É definida como substituição do epitélio escamoso de esôfago pelo epitélio colunar tipo intestinal, estando a conduta na dependência do grau de displasia.
E
A esofagectomia do segmento afetado é tratamento indicado quando a displasia for de baixo grau por 3 anos seguidos.
Ao exame clínico de rotina de uma criança na UBS, o pediatra encontra massa abdominal palpável. Deve considerar como patologias mais prováveis:
Lactente de 7 meses de idade foi levado ao pronto atendimento, pois, após três dias de sintomas gripais, apresentou crise convulsiva tônico-clônica generalizada que durou alguns minutos. A mãe nega episódios anteriores e casos de epilepsia na família. Ao exame físico, observa-se paciente febril (temperatura axilar 38,5°C). hipoativo, porém responsivo (Glasgow 15/15), pupilas isocóricas e fotorreagentes. Otoscopia evidencia abaulamento da membrana timpânica à direita. Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir: usa-se a amoxicilina, antibiótico de primeira escolha na otite média aguda adquirida na comunidade, salvo algumas exceções.
Paciente, de 59 anos, do sexo masculino, assintomático, com PSA total de 5,6ng/ml. Ao toque retal, constata-se próstata fibroadenomatosa pesando 20 g. Realizou biópsia obtendo-se 12 fragmentos. O resultado foi adenocarcinoma acinar usual em dois fragmentos da base à direita e um fragmento do ápice à direita. Baseado nestas informações, escolha a opção que reflete o estadiamento TNM desse paciente:
As medidas associadas com a redução da mortalidade no choque séptico, além da ressuscitação volêmica, são
Compartilhar