Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Um paciente é encaminhado para avaliação diagnóstica de hipercalcemia. Revendo seu prontuário ambulatorial você verifica que há oito meses já existia resultado laboratorial indicando esta mesma anormalidade. Considerando que o nível sérico do PTH deste enfermo está elevado, assinale a melhor hipótese diagnóstica dentre as citadas:

A
Carcinoma do pulmão.
B
Uso de lítio.
C
Imobilização prolongada.
D
Hipertireoidismo.
E
Síndrome de Wermer.
A doença hemorroidária é uma das afecções anorretais mais comuns no mundo, com tratamento cirúrgico necessário em cerca de 20% dos pacientes sintomáticos. Quanto à doença hemorroidária e seu tratamento, assinale a alternativa ERRADA:
Sobre os tumores urogenitais, aponte a alternativa INCORRETA.
Paciente interna na UTI com diagnóstico de hipertensão arterial de difícil controle. A necessidade de infusão de nitroprussiato de sódio leva o plantonista a inserir um cateter em veia subclávia direita por punção com a técnica de Seldinger. Após 10 minutos o paciente encontra-se em franca insuficiência respiratória com queda da saturação de O2 na oximetria de pulso, hipotensão arterial, taquicardia. A hipótese diagnóstica mais provável e o tratamento são:
Paciente com 28 anos queixa-se de náuseas, vômitos, fraqueza e mialgia que iniciaram há 10 dias, com febre até 39ºC aferida. Há 2 dias, passou a apresentar icterícia, colúria e acolia e queixa de dor no hipocôndrio direito, contínua, com sensação de peso. Nega uso de álcool de forma abusiva, informação confirmada pela esposa presente à consulta. Nega uso de medicações, chás ou ervas, com exceção do uso recente de paracetamol 1 g/24h para dor e febre. Ao exame físico, apresenta icterícia intensa, dor à palpação de hipocôndrio direito e hepatimetria de 16 cm. Os exames complementares demonstram: ALT: 2.352 UI/ml; AST: 1.839 UI/ml; BT: 24 mg/dl; BD: 19,7 mg/dl; RNI: 1,2. Sorologias demonstram HBsAG positivo; anti-HBc IgM positivo; HBeAG positivo; anti-HBe negativo; anti-HBs negativo; anti-HAV total positivo; anti-HCV negativo; FAN negativo; anticorpo antimúsculo liso 1:80. Qual o diagnóstico desta situação clínica?
Compartilhar