Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente está sendo investigado com suspeita de câncer de cólon e seu médico solicita dosagem de antígeno carcinoembrionário (CEA). Em relação à utlidade do antígeno carcinoembrionário nas neoplasias de cólon, assinale a alternativa CORRETA:

A
Eleva-se na totalidade dos casos de recorrência do tumor.
B
Pode aumentar em várias neoplasias malignas e benignas, porém não se altera em condições não neoplásicas.
C
Não é possível relacionar níveis pré-operatórios com a agressividade de tumor.
D
No câncer colorretal metastático, a elevação do CEA em medidas seriadas sugere fortemente falha no tratamento e doença progressiva.
A confirmação diagnóstica da gota é feita quando há:
Considere uma paciente de 45 anos, colecistomizada há 20 anos sem problemas e que há um mês vem apresentando dor abdominal alta e icterícia progressiva. A suspeita é coledocolitíase, que foi confirmada pela USG. Em relação a este caso, assinale a alternativa CORRETA:
Com relação ao rastreamento de aneuploidias durante o primeiro trimestre da gestação, assinale a alternativa correta.
Um jovem de 22 anos sofre um ferimento abdominal por arma de fogo. É encaminhado ao hospital onde é operado. Na cirurgia é encontrada apenas lesão no intestino delgado e a opção é por ressecá-la e fazer a anastomose primária. O paciente evolui bem até o sétimo dia pós-operatório, quando é notada saída de secreção entérica pela incisão cirúrgica. O débito é de 300 ml/dia e não há comprometimento abdominal, estando a fístula bloqueada. Qual a conduta adequada?
Compartilhar