Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente está sendo investigado com suspeita de câncer de cólon e seu médico solicita dosagem de antígeno carcinoembrionário (CEA). Em relação à utlidade do antígeno carcinoembrionário nas neoplasias de cólon, assinale a alternativa CORRETA:

A
Eleva-se na totalidade dos casos de recorrência do tumor.
B
Pode aumentar em várias neoplasias malignas e benignas, porém não se altera em condições não neoplásicas.
C
Não é possível relacionar níveis pré-operatórios com a agressividade de tumor.
D
No câncer colorretal metastático, a elevação do CEA em medidas seriadas sugere fortemente falha no tratamento e doença progressiva.
A vacina da coqueluche rotineiramente dada em três doses no primeiro ano de vida está contra-indicada quando existe:
Lactente com 8 meses de vida vem pela primeira vez ao ambulatório para consulta de puericultura. Verifica-se que a estatura se encontra no percentil 05 da curva de crescimento. Ao exame inicialmente deve-se adotar o seguinte procedimento:
A gravidez impõe ao organismo materno profundas modificações no metabolismo glicídico que em pacientes saudáveis se caracterizam por:
Primigesta de 38 anos, na décima sexta semana de gravidez, relatou perda sanguínea vaginal intermitente. A medida de altura do fundo uterino foi de 24 cm os batimentos cardíacos fetais estavam inaudíveis ao sonar e a dosagem betagonadotrofina coriônica foi de 300.000UI/ml. A causa provável do sangramento é:
Compartilhar