Questão de Residência Médica
Um paciente foi internado para investigação de dor abdominal crônica agudizada, com tomografia contrastada agendada após 3 dias. Trata-se de um paciente de 52 anos, sabidamente diabético há 5 anos, em uso de metformina 850 mg 3x/dia, sem complicações em órgãos-alvo do diabetes. Seus últimos exames de glicemia capilar pré-prandial foram: 250, 225, 192 e 200 mg/dl. A conduta médica correta é:
A

Iniciar o jejum na véspera do exame, com soro fisiológico IV, mantendo sua prescrição habitual e evitando o soro glicosado para não elevar sua glicemia.

B

Solicitar que o exame seja realizado sem a utilização de contraste iodado, visto que irá piorar a função renal e precipitar quadro de hipotiroidismo pela sobrecarga de iodo.

C

Iniciar insulinoterapia intra-hospitalar conforme glicemias capilares e interromper o tratamento com metformina dois dias antes do exame, mantendo o paciente hidratado.

D

Iniciar insulinoterapia para corrigir hiperglicemias atuais e manter a mesma dose de metformina, adicionando soro fisiológico à prescrição.

E

Manter a mesma prescrição do domicílio, considerando que o paciente não tem história de insuficiência renal crônica nem apresenta alteração da diurese.

Compartilhar