Um paciente hipertenso refere forte cefaleia de início súbito há duas horas. Na evolução, apresenta diminuição da consciência e hemiparesia esquerda. Sua pressão arterial é de 145 x 90 mmHg. Qual das alternativas abaixo, relacionadas ao caso, está correta?
A
Trata-se de encefalopatia hipertensiva e pode ser combatida com nifedipina sublingual.
B
O diagnóstico mais provável é acidente vascular cerebral isquêmico e deve ser tratado imediatamente com trombolítico endovenoso.
C
A suspeita inicial é de acidente vascular cerebral hemorrágico, necessitando tomografia computadorizada sem redução vigorosa dos níveis tensionais
D
A primeira possibilidade é de um quadro de cefaleia vascular.
E
Deve ser administrada aspirina em dose alta e controle pressórico com nitroprussiato de sódio.
Outras questões
A avaliação laboratorial dos processos inflamatórios, por meio das proteínas de fase aguda é corriqueira na prática diária dos reumatologistas. Sobre as proteínas de fase aguda, é correto afirmar:
No tratamento do choque Hemorrágico, o melhor parâmetro clínico para reposição volêmica é:
Mulher de 36 anos, G7P6A0, com 6 semanas de gestação, comparece para iniciar o pré-natal. Antecedentes pessoais: obesidade e candidíase vaginal de repetição. Antecedente obstétrico: seis partos normais anteriores, com três recém-nascidos pesando mais que 4200g. Realizou teste oral de tolerância à glicose de 75g com valor de jejum 117mg/dl e, após 2horas, 163mg/dl. Quais complicações NÃO são esperadas?
Um paciente submetido a gastrectomia distal + reconstrução a BII por uma úlcera gástrica hemorrágica apresenta deiscência da anastomose e é submetido a várias cirurgias para controle da sepse abdominal. Qual das características abaixo deve ser encontrada no pós-operatório?