Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Um paciente hipertenso refere forte cefaleia de início súbito há duas horas. Na evolução, apresenta diminuição da consciência e hemiparesia esquerda. Sua pressão arterial é de 145 x 90 mmHg. Qual das alternativas abaixo, relacionadas ao caso, está correta?

A
Trata-se de encefalopatia hipertensiva e pode ser combatida com nifedipina sublingual.
B
O diagnóstico mais provável é acidente vascular cerebral isquêmico e deve ser tratado imediatamente com trombolítico endovenoso.
C
A suspeita inicial é de acidente vascular cerebral hemorrágico, necessitando tomografia computadorizada sem redução vigorosa dos níveis tensionais
D
A primeira possibilidade é de um quadro de cefaleia vascular.
E
Deve ser administrada aspirina em dose alta e controle pressórico com nitroprussiato de sódio.
Um médico de família atende uma população de 3.850 pessoas na unidade de saúde em Caruaru, Pernambuco. Atualmente, tem cerca de 305 pessoas com hipertensão cadastradas. Reconhece, porém, que esse número não representa a totalidade das pessoas com pressão arterial alterada. Organiza, em conjunto com a equipe, atividades de grupo por microárea de cada agente comunitário para identificar novos casos e avaliar adesão ao tratamento e controle pressórico. Durante as atividades coletivas, agenda os pacientes recém-diagnosticados para confirmação em consulta, assim como os pacientes descontrolados. Para os sem adesão ao tratamento, reforça as orientações para administração dos medicamentos e mudanças de hábitos. Durante a atividade, toda a equipe participa compartilhando tarefas e resultados. As pessoas que participam do grupo, mas não aderem ao tratamento farmacológico ou não farmacológico, estão em qual estágio de mudança de comportamento, segundo o Modelo Transteórico?
Uma mulher de 30 anos procura o pronto-socorro por estar sentindo dor intensa e espasmos esfincterianos precipitados por evacuações há mais de 2 (dois) meses. Ela, ainda, menciona manchas de sangue no papel higiênico e fezes com raias de sangue, ocasionalmente. Ao exame físico, observa-se ulceração em comissura posterior, plicoma anal e papila hipertrofiada. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável para o caso descrito acima.
O Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, com vistas à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários e ao enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas tem como objetivos:
A respeito da neoplasia de pâncreas, é correto afirmar:
Compartilhar