Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Um paciente jovem, com aproximidamente 70 kg de peso, foi vítima de acidente automobilístico com suspeita de trauma abdominal contuso; apresentava-se taquicárdico ( 130bpm), taquipneico ( 30ipm), com pressão arterial 90x 60mmHg. Estava descorado, com dor abdominal e leve defesa à palpação. Sua perda volêmica pode ser estimada em:

A
Menos de 750ml
B
Menos de 500ml
C
Entre 750 e 1.500ml
D
Entre 1.500 e 2.000ml
E
Acima de 2.000ml
Paciente, dois anos de idade, é encaminhado ao ambulatório devido ao diagnóstico de tuberculose na tia paterna. A criança recebeu a vacina BCG ao nascer. Na investigação, foi solicitado raio X de tórax, que foi normal e PPD, cujo resultado foi de 3 mm. Com relação à interpretação do teste tuberculínico, é incorreto afirmar:
Quanto à fisologia do filme lacrimal, a produção e secreção do componente mucinoso são realizadas em parte pelas glândulas:
Adolescente, 11 anos, apresenta dor no joelho E. há 1 ano, onde há aumento de volume e dor à palpação da tuberosidade anterior da tíbia E; sem outros sinais ou sintomas. Pratica futebol 4 vezes por semana. Bom estado geral, IMC entre o percentil 85–95 para a idade. Qual o diagnóstico mais provável?
Sobre os tumores sólidos em crianças, qual das afirmativas, a seguir, está incorreta?
Compartilhar