Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente jovem do sexo masculino chega ao hospital com um quadro de hemorragia digestiva alta, vomitando sangue vivo, em choque hipovolêmico. Relata que não faz uso de anti-inflamatórios, nega dor epigástrica, e relata que bebe socialmente uma ou duas latinhas de cerveja em finais de semana. Depois de fazer dois acessos venosos calibrosos e tipar o sangue, você liga para o endoscopista que lhe pergunta: Qual a causa MAIS PROVÁVEL para esta hemorragia?

A
Varizes de esôfago.
B
Úlcera gástrica.
C
Câncer gástrico.
D
Úlcera duodenal.
E
Síndrome de Mallory-Weiss.
Um paraplégico sob cateterismo vesical crônico desenvolve cálculo urinário visível ao Rx simples de abdômen. Seu exame de urina identifica piúria, raras hemácias e presença de flora bacteriana. É mais provável que aquele cálculo seja composto principalmente por:
Qual das propostas terapêuticas abaixo você preferencialmente NÃO indicaria no hiperparatireoidismo secundário à insuficiência renal:
Atualmente, existem 2 tipos de vacinas antipneumocócicas disponíveis no mercado: a vacina polissacarídica (Pneumocócica 23 - valente) e a vacina conjugada (Pneumocócica 7 - valente). Com relação à prevenção das doenças pneumocócicas, por meio de vacinas, é correto afirmar que:
A úlcera de Marjolin está relacionada ao:
Compartilhar