Um paciente jovem do sexo masculino chega ao hospital com um quadro de hemorragia digestiva alta, vomitando sangue vivo, em choque hipovolêmico. Relata que não faz uso de anti-inflamatórios, nega dor epigástrica, e relata que bebe socialmente uma ou duas latinhas de cerveja em finais de semana. Depois de fazer dois acessos venosos calibrosos e tipar o sangue, você liga para o endoscopista que lhe pergunta: Qual a causa MAIS PROVÁVEL para esta hemorragia?
A
Varizes de esôfago.
B
Úlcera gástrica.
C
Câncer gástrico.
D
Úlcera duodenal.
E
Síndrome de Mallory-Weiss.
Outras questões
Recém-nascido do sexo feminino apresentando fissuras palpebrais curtas, implantação baixa de orelhas, mandíbula pequena, esterno curto, pés em mata borrão e dedos sobrepostos com punhos cerrados, foi avaliado e a suspeita diagnóstica é de Síndrome de Edwards (trissomia do 18). A cardiopatia congênita mais comumente associada a esta síndrome é:
Uma paciente vem ao posto solicitar receita azul pois toma este medicamento há alguns meses para ansiedade e insônia.São substâncias que devem ser prescritas em receita azul:
Considerando que as alterações do estado mental correspondem a 30% das avaliações de emergência nos paciente idosos, não podemos afirmar que:
Paciente de 75 anos fez uma cirurgia de hernioplastia inguinal convencional direita pela técnica de Bassini há 6 meses. Há dois meses começou com dor e abaulamento ao esforço, foi diagnosticada recidiva da hérnia e proposto hernioplastia laparoscópica com aposição de tela. São motivos para a realização de antibioticoprofilaxia: