Um paciente masculino, branco, 65 anos, com diabetes do tipo II, foi submetido à ressecção de tumor de cólon. Aos doze dias de pós-operatório, sob NPT e apesar da cobertura de antibióticos de amplo espectro, apresenta 38,5 ºC de temperatura axilar e instabilidade hemodinâmica. Entre outras alterações, os exames laboratoriais revelam leucocitose, creatinina de 2,8 mg/dL e hemocultura positiva para Candida krusei. Qual a conduta mais adequada em relação a esses achados?
A
Iniciar caspofungina IV, 70 mg no primeiro dia e 50 mg diários nos dias subsequentes.
B
Iniciar anfotericina B, 1 mg/kg/dia.
C
Iniciar voriconazol IV, 6 mg/kg/dia, seguidos de 4 mg/kg diários nos dias subsequentes
D
Iniciar fluconazol IV, 400 mg/dia.
E
Associar anfotericina B, 0,7 mg/kg/dia, e fluconazol IV, 200 mg/kg/dia.
Outras questões
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase. Os reflexos primitivos de Moro e tônico-cervical assimétrico são mais importantes como indicadores de paralisia cerebral quando:
Menina de 7 meses de idade é levada ao ambulatório de pediatria para consulta. Ela nasceu a termo, de parto normal, com peso de 3.280 g, e obteve índice de Apgar no 5º minuto = 9. A mãe refere que a criança está bem, que nunca teve qualquer intercorrência clínica ou infecciosa e que está em aleitamento materno exclusivo. Na antropometria, evidencia-se que ela tem peso de 7.520 g, comprimento de 65,5 cm e perímetro cefálico de 43 cm. O exame físico é normal e os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor estão adequados para a idade. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase abaixo. Para considerar que a criança descrita acima está adequadamente vacinada, conforme o calendário vacinal vigente no Brasil, ela já deve ter recebido:
Observe as situações descritas a seguir e, levando em consideração as orientações do Ministério da Saúde para o rastreamento, responda a questão: I – Luiz Henrique, 37 anos, sem comorbidades e com baixo risco cardiovascular; II – Rafael, 25 anos, sem comorbidades, assintomático e com história familiar positiva (mãe) para hipertensão arterial sistêmica; III – Rúbia, 23 anos, IMC: 22 kg/m², PA sustentada de 140 x 85 mmHg, sem comorbidades, sem história familiar para diabetes, dislipidemia e/ou hipertensão; IV – Gabriela, 16 anos, sem comorbidades e com história familiar (pai) para hipertensão arterial sistêmica; V – Wilson, 40 anos, sem comorbidade, IMC: 29 kg/m², PA sustentada de 128 x 76 mmHg, sem história familiar para diabetes, dislipidemia e/ou hipertensão. Sr. Geraldo, 62 anos, compareceu à consulta com seu médico de família e comunidade. Ele está assintomático, não apresenta comorbidades e deseja o rastreamento para câncer de próstata. Qual é a conduta a ser tomada?
Com relação ao uso da Pentoxifilina, é CORRETO afirmar que está indicada: