Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Um paciente masculino, branco, 65 anos, com diabetes do tipo II, foi submetido à ressecção de tumor de cólon. Aos doze dias de pós-operatório, sob NPT e apesar da cobertura de antibióticos de amplo espectro, apresenta 38,5 ºC de temperatura axilar e instabilidade hemodinâmica. Entre outras alterações, os exames laboratoriais revelam leucocitose, creatinina de 2,8 mg/dL e hemocultura positiva para Candida krusei. Qual a conduta mais adequada em relação a esses achados?

A
Iniciar caspofungina IV, 70 mg no primeiro dia e 50 mg diários nos dias subsequentes.
B
Iniciar anfotericina B, 1 mg/kg/dia.
C
Iniciar voriconazol IV, 6 mg/kg/dia, seguidos de 4 mg/kg diários nos dias subsequentes
D
Iniciar fluconazol IV, 400 mg/dia.
E
Associar anfotericina B, 0,7 mg/kg/dia, e fluconazol IV, 200 mg/kg/dia.
São considerados fatores de risco para osteoporose:
A população alvo para receber a vacina antirrubéola na Campanha de Vacinação 2008 “Brasil Livre da Rubéola”, conduzida pelo Ministério da Saúde no segundo semestre de 2008, foi constituída por:
Homem, 65 anos, refere dor e desconforto na região inguinal direta, que se acentua aos esforços. Ao exame, palpa-se massa de cerca de 3 cm, indolor, consistência elástica, móvel ao exame e, conforme a variação da pressão abdominal faz protrusão na parede. Em relação a esta situação, são apresentadas as assertivas a seguir. I. Trata-se de hérnia direta por persistência do conduto peritônio-vaginal. II. O risco de encarceramento é maior já que se trata de hérnia direta. III. Trata-se de hérnia direta medial aos vasos epigástricos inferiores. Qual é a alternativa correta?
Criança de 9 anos de idade, com quadro respiratório de evolução insidiosa há 3 semanas, iniciando com tosse inicialmente seca, coriza, odinofagia e febre baixa sem comprometimento do estado geral. Tratada com sintomáticos, não melhorou, evoluindo com tosse produtiva, característica coqueluchoide, dor torácica esporádica, febre moderada, queda do estado geral, FR = 36 rpm. A ausculta pulmonar apresenta MV rude, sibilos creptações. Mãe relata que já está usando amoxilina há 3 dias. Qual o provável agente etiológico nesse caso e qual a droga de escolha?
Compartilhar