Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Um paciente masculino de 74 anos, hipertenso e diabético não insulinodependente, foi para sua consulta de rotina no programa de hipertensão arterial do município do Rio de Janeiro. Estava em uso de enalapril 10mg/dia, aspirina 100mg/dia e metformina 1g/dia, em dose fixa há 2 meses. A pressão arterial era de 140x90mmHg, o exame de urina não apresentava proteinúria e creatinina na faixa da normalidade. A conduta a ser adotada neste caso, de acordo com as diretrizes atuais é:

A
Trocar enalapril por candesartan, visando a melhorar resultados.
B
Aumentar a dose de enalapril para 20mg/dia.
C
Manter a dose de enalapril e reavaliar em 2 meses.
D
Avaliar a possibilidade de hipertensão do avental branco e solicitar um MAPA.
Dos tumores pancreáticos, qual o que apresenta menor potencial de malignização?
Paciente feminina tem 26 anos. Menarca aos 13 anos com ciclos regulares de 28 dias. Iniciou relações sexuais aos 16 anos, refere ter tido dois parceiros e estar namorando fixo há 1 ano. Fez uso de anticoncepcionais orais dos 17 aos 25 anos, quando trocou a anticoncepção por anel vaginal. Nos últimos 4 meses, não está fazendo uso da anticoncepção, porque refere esquecer de comprar medicamento e mantém relações sexuais desprotegida. Não sabe informar a data da última menstruação e traz exame de gravidez positivo. Ao exame físico, apresenta PA 130x80 mmHg, FC; 80 bpm, Tax: 36,8C, altura 1,58 m e peso 56kg. Ao exame ginecológico, sem anormalidades, e o toque vaginal apresenta útero aumentado e consistência amolecida. Foram solicitados exames laboratoriais e retorno em uma semana. Retornou com exames: tipagem saguinea B, Rh positivo, VDRL negativo, EAS com esterases leucocitárias, urocultura positiva (> 1000 unidades), hemoglobina 11,5g%, glicemia de jejum 80mg/dl, anti-HIV não reagente, toxoplasmose IgG e IgM negativos. Em relação aos exames apresentados, considere as seguintes alternativas de conduta: I - Solicitar o teste e coombs indireto na primeira oportunidade de identificação de incompatibilidade. II - Tratar paciente com ampicilina ou nitrofurantoína para infecção de trato urinário e proceder uma nova urocultura em 7 a 10 dias após o término da medicação e a cada 2 meses até o parto. III - Solicitar teste de avidez funcional da IgG para toxoplasmose e dar as seguintes orientações: evitar a ingestão de carnes malcozidas, proteger as mãos a lidar no jardim, lavar bem as frutas e verduras e evitar contatos com animais (gatos). Quais estão corretas?
Em relação à anorexia nervosa, pode-se afirmar que:
Dona Maria de Fátima, 33 anos, solteira, diarista, sabidamente asmática, procurou o acolhimento da Unidade de Saúde da Família sem alterações no estado geral e no estado mental, com dispneia moderada, taquipneica, presença de sibilos difusos, com frequência cardíaca igual a 120 bpm, não conseguindo falar frases completas. Qual a classificação da crise de asma de Dona Maria de Fátima?
Compartilhar