Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Um paciente masculino de 74 anos, hipertenso e diabético não insulinodependente, foi para sua consulta de rotina no programa de hipertensão arterial do município do Rio de Janeiro. Estava em uso de enalapril 10mg/dia, aspirina 100mg/dia e metformina 1g/dia, em dose fixa há 2 meses. A pressão arterial era de 140x90mmHg, o exame de urina não apresentava proteinúria e creatinina na faixa da normalidade. A conduta a ser adotada neste caso, de acordo com as diretrizes atuais é:

A
Trocar enalapril por candesartan, visando a melhorar resultados.
B
Aumentar a dose de enalapril para 20mg/dia.
C
Manter a dose de enalapril e reavaliar em 2 meses.
D
Avaliar a possibilidade de hipertensão do avental branco e solicitar um MAPA.
O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção cuja finalidade é de impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas precocemente, podem levar à deficiência intelectual e causar outros comprometimentos à qualidade de vida. Em Santa Catarina, quais são as situações clínicas rastreadas pelo Programa de Triagem Neonatal. Assinale a correta. I. Fenilcetonúria/Hiperfenilalaninemias; II. Hipotireoidismo Congênito; III. Fibrose Cística; IV. Hiperplasia Congênita de Supra Renal; V. Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias; VI. Deficiência de Biotinidase; VII. Galactosemia; VIII. Mucopolissacaridoses.
No choque hipovolêmico ocorre, exceto:
O calendário vacinal de uma criança deve ser revisto pelo Pediatra em todas as consultas de rotina. Marque a alternativa CORRETA quanto às atuais normas de vacinação.
A Convulsão Febril constitui uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes caracterizando uma emergência. Marque a alternativa INCORRETA.
Compartilhar