Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Um paciente masculino de 74 anos, hipertenso e diabético não insulinodependente, foi para sua consulta de rotina no programa de hipertensão arterial do município do Rio de Janeiro. Estava em uso de enalapril 10mg/dia, aspirina 100mg/dia e metformina 1g/dia, em dose fixa há 2 meses. A pressão arterial era de 140x90mmHg, o exame de urina não apresentava proteinúria e creatinina na faixa da normalidade. A conduta a ser adotada neste caso, de acordo com as diretrizes atuais é:

A
Trocar enalapril por candesartan, visando a melhorar resultados.
B
Aumentar a dose de enalapril para 20mg/dia.
C
Manter a dose de enalapril e reavaliar em 2 meses.
D
Avaliar a possibilidade de hipertensão do avental branco e solicitar um MAPA.
Sobre cardiopatias na gestação, avalie as seguintes afirmações. I- A gestação é fator de risco para arritmias cardíacas. II- As pacientes com diagnóstico de insuficiência cardíaca apresentam descompensação do quadro nas primeiras semanas da gestação. III- Hipertensas crônicas em tratamento com captopril devem modificar o tratamento para losartan. Qual a alternativa correta?
Lesão cutânea discreta, perolada, hemisférica, lisa, papulosa, medindo 3 mm de diâmetro, com umbilicação central e conteúdo caseoso, localizada no pescoço de menina de 8 anos, saudável e frequentando a escola, corresponde a:
A Síndrome de Münchausen é ocasionada por:
Broncopneumonia em lactente de 06 meses de vida tem como agentes mais comuns:
Compartilhar