Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Um paciente obeso, diabético e hipertenso realizou exames de rotina que revelaram: creatinina 2,2 mg/dl; potássio 4,3 mEq/L; colesterol total 260 mg/dl; LDL 158 mg/dl e HDL 30 mg/dl. Qual das drogas abaixo não deve ser utilizada neste caso?

A
Losartan.
B
Sinvastatina.
C
Enalapril.
D
Metformina.
Casal fértil, com dois filhos vivos, procura ginecologista para uma consulta de planejamento familiar. Segundo o casal, eles têm preferência por métodos de barreira. Caso o ginecologista escolha um método de barreira, qual poderia sugerir ao casal?
Em relação ao sangramento uterino disfuncional, está correto afirmar: I - o uso de análogos do GnRH reduz o sangramento uterino disfuncional, mas não é aceitável devido aos seus efeitos colaterais. II - o ácido tranexâmico parece ser a medicação que mais reduz o sangramento uterino disfuncional. III - hiperplasia de endométrio, síndrome dos ovários policísticos e pólipo endometrial são causas de sangramento uterino disfuncional.
Em relação à síndrome dos ovários policísticos, considere as assertivas: I - está associada a um aumento de risco para doença cardiovascular. II - a menarca costuma ser mais precoce e os ciclos menstruais irregulares. III - padrão gonadotrófico clássico, FSH aumentado com LH normal ou baixo. Marque a alternativa correta:
A suplementação de zinco, na fase aguda das gastroenterites em crianças, está indicada na seguinte situação:
Compartilhar