Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Um paciente obeso, diabético e hipertenso realizou exames de rotina que revelaram: creatinina 2,2 mg/dl; potássio 4,3 mEq/L; colesterol total 260 mg/dl; LDL 158 mg/dl e HDL 30 mg/dl. Qual das drogas abaixo não deve ser utilizada neste caso?

A
Losartan.
B
Sinvastatina.
C
Enalapril.
D
Metformina.
Paciente do sexo masculino, 38 anos, pedreiro, casado, natural e procedente de Natal, é admitido em pronto-socorro queixando-se de dor abdominal difusa e febre alta, que se seguiu a sonolência. O acompanhante revela que o quadro se instalou nas últimas 48 horas e que o paciente é portador de cirrose hepática de etiologia alcoólica. Ao examiná-lo, o médico evidencia sonolência, miose, taquisfigmia, temperatura de 38 graus centígrados, torpor. Não há sinais de irritação meningo-radicular. A ausculta cardiopulmonar não acrescenta novos dados. O exame abdominal revela ascite tensa. A intervenção terapêutica correta para esse caso é:
Mulher, 55 anos de idade, G0, assintomática, comparece à consulta em unidade básica de saúde. Informa durante consulta não ter antecedentes pessoais ou familiares de câncer. Ao exame clínico detalhado, não se detecta anormalidades. Neste caso a estratégia mais efetiva para se reduzir a mortalidade pelo câncer de mama é:
Assinale a afirmativa correta em relação ao tétano:
Um garoto de 13 anos se apresenta ao pediatra para uma visita. Ele está bem, mas durante o ano passado, ele cresceu mais de 10 cm e há relato de sua mãe que ele tem se queixado de dores de cabeça e dores “ósseas" (sic) ao longo dos últimos meses. Seu exame genital revela testículos pequenos e uma ausência de pelos pubianos. O restante do seu exame é normal. Baseado nesses achados, o diagnóstico mais provável é:
Compartilhar