Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Um paciente obeso, hipertenso controlado com vasodilatadores, alcoolista, não diabético, trabalha 16 horas por dia como vendedor em um bar da periferia. Refere ter no final do dia pernas que incham e pela manhã estão livres do edema. Há 4 dias, pela tarde, iniciou mal-estar geral caracterizado por dor no corpo, principalmente lombar, associando a dor na cabeça. Algumas horas depois apresentava febre alta e calafrios sendo necessário o agasalhamento. Esta situação se seguiu de dor em queimação intensa na perna esquerda, precedida de prurido, e o local se tornou avermelhado, em uma grande placa circinada que envolvia a região desde o pé até próximo do joelho. Houve aumento do volume da perna. Refere que surgiram adenopatias inguinais e se formaram bolhas, sem sangue, na região eritematosa. Qual o diagnóstico etiológico da síndrome febril?

A
Virose.
B
Insuficiência venosa crônica.
C
Trombose venosa profunda.
D
Erisipela verdadeira.
E
Eritema nodoso.
As fraturas do escafoide com pior prognóstico em relação à consolidação e ao desenvolvimento de complicações são as que ocorrem no:
Menino com 7 meses de idade é levado pela mãe a Unidade Básica de Saúde em consulta de Puericultura. A mãe está preocupada, pois acha que ele é mais lento que os irmãos. Após anamnese detalhada, o pediatra realizou o exame físico e afirmou que o exame neurológico e o desenvolvimento neuropsicomotor estavam condizentes com a idade. O que o pediatra observou em relação a linguagem, motricidade, comportamento adaptativo e reflexos arcaicos, respectivamente, para fazer tal afirmação?
A principal causa de cegueira no mundo é:
Adolescente de 14 anos, obeso, sem outras comorbidades, apresenta queixa de dor em virilha e face medial de joelho esquerdo há uma semana, porém não se recorda de trauma que justifique a dor. Ao exame, não se observam edema nem outros sinais flogísticos, apenas restrição da rotação interna e abdução do quadril esquerdo e marcha claudicante. Ao RAIO X de quadril observa-se alteração da linha de Klein à E. A principal hipótese diagnóstica é:
Compartilhar