Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Um paciente obeso, hipertenso controlado com vasodilatadores, alcoolista, não diabético, trabalha 16 horas por dia como vendedor em um bar da periferia. Refere ter no final do dia pernas que incham e pela manhã estão livres do edema. Há 4 dias, pela tarde, iniciou mal-estar geral caracterizado por dor no corpo, principalmente lombar, associando a dor na cabeça. Algumas horas depois apresentava febre alta e calafrios sendo necessário o agasalhamento. Esta situação se seguiu de dor em queimação intensa na perna esquerda, precedida de prurido, e o local se tornou avermelhado, em uma grande placa circinada que envolvia a região desde o pé até próximo do joelho. Houve aumento do volume da perna. Refere que surgiram adenopatias inguinais e se formaram bolhas, sem sangue, na região eritematosa. Qual o diagnóstico etiológico da síndrome febril?

A
Virose.
B
Insuficiência venosa crônica.
C
Trombose venosa profunda.
D
Erisipela verdadeira.
E
Eritema nodoso.
Qual a lesão maligna mais comum que acomete a laringe?
Você avalia a tomografia de abdome de uma criança com massa abdominal. A massa não apresenta calcificações e está distorcendo o parênquima renal. É possível ainda visualizar aumento dos linfonodos regionais e metástase hepática. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Um professor de 44 anos de idade queixa-se de sensação de dor em queimação há cerca de 2 anos, na perna esquerda, com acentuação vespertina e cãibras noturnas. O exame físico do membro inferior esquerdo mostrou edema 3+ em 4+, hiperpigmentação em terço inferior da perna, microvarizes em região maleolar esquerda. Ele informa que há três anos sofreu acidente de moto que resultou em fratura da fíbula esquerda. Para esse paciente, o diagnóstico atual é:
O VII nervo craniano é composto de dois sistemas aferentes: o nervo coclear e o nervo vestibular. Na avaliação do ramo coclear com diapasão é possível identificar se a surdez é de condução ou se é neurossensorial, utilizando os testes de Rinne e Webber. Assinale a opção correta:
Compartilhar