Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Um paciente obeso, hipertenso controlado com vasodilatadores, alcoolista, não diabético, trabalha 16 horas por dia como vendedor em um bar da periferia. Refere ter no final do dia pernas que incham e pela manhã estão livres do edema. Há 4 dias, pela tarde, iniciou mal-estar geral caracterizado por dor no corpo, principalmente lombar, associando a dor na cabeça. Algumas horas depois apresentava febre alta e calafrios sendo necessário o agasalhamento. Esta situação se seguiu de dor em queimação intensa na perna esquerda, precedida de prurido, e o local se tornou avermelhado, em uma grande placa circinada que envolvia a região desde o pé até próximo do joelho. Houve aumento do volume da perna. Refere que surgiram adenopatias inguinais e se formaram bolhas, sem sangue, na região eritematosa. No caso clínico anterior, que fator pode ser considerado determinante para o aparecimento do quadro clínico febril?

A
Obesidade.
B
Pernas que incham cronicamente.
C
Hipertensão arterial.
D
Problema linfático.
E
Nenhum item acima.
Criança portadora de hepatopatia crônica por atresia de vias biliares foi submetida a transplante hepático com doador vivo sadio. No pós-transplante imediato, evoluiu com acidose refratária, alargamento do tempo de protrombina e piora progressiva da icterícia. Assinale o diagnóstico mais provável
Recém-nascido, sexo masculino, primogênito, 2 horas de vida, nascido a termo e com peso adequado para a idade gestacional, apresenta imperfuração anal. Ao exame físico, evidencia-se fístula retocutânea para o períneo, sem outras alterações. Solicitada uma ultrassonografia de vias urinárias que demostrou hidronefrose leve em rim direito, sem outras anormalidades. Pré-natal, incluindo ultrassonografia no 3º trimestre, normal. A conduta cirúrgica subsequente a ser indicada para essa criança será:
Com relação ao abdome agudo na criança, é VERDADEIRO dizer que:
Um homem de 55 anos apresenta dor torácica súbita, irradiada para membro superior esquerdo, que, após alguns minutos, migra para região abdominal e membro inferior esquerdo. No momento, está em regular estado geral, orientado, com fácies de dor. P: 120 bpm; pressão arterial no membro superior direito: 220 × 110 mmHg. Não tem pulso femoral à esquerda, tendo sinais de isquemia aguda na perna do mesmo lado. Sobre dissecções agudas de aorta, é INCORRETO:
Compartilhar