Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Um paciente obeso, hipertenso controlado com vasodilatadores, alcoolista, não diabético, trabalha 16 horas por dia como vendedor em um bar da periferia. Refere ter no final do dia pernas que incham e pela manhã estão livres do edema. Há 4 dias, pela tarde, iniciou mal-estar geral caracterizado por dor no corpo, principalmente lombar, associando a dor na cabeça. Algumas horas depois apresentava febre alta e calafrios sendo necessário o agasalhamento. Esta situação se seguiu de dor em queimação intensa na perna esquerda, precedida de prurido, e o local se tornou avermelhado, em uma grande placa circinada que envolvia a região desde o pé até próximo do joelho. Houve aumento do volume da perna. Refere que surgiram adenopatias inguinais e se formaram bolhas, sem sangue, na região eritematosa. No caso clínico anterior, o melhor tratamento para a condição diagnosticada é:

A
Anorexígenos, caminhadas e abstenção do álcool.
B
Acrescentar diuréticos à medicação anti-hipertensiva.
C
Prescrever linfagogos e linfocinéticos.
D
Penicilina benzatina ou cristalina sob internação.
E
Nenhum item acima.
O atendimento a queimados, apesar dos recentes progressos, ainda apresenta altas taxas de mortalidade e morbidade. Na fisiopatologia das queimaduras os dois eventos principais são o aumento da permeabilidade e o edema. Esse aumento da permeabilidade capilar permite a passagem do filtrado plasmático ao interstício, promovendo edema e hipovolemia. Sobre isso considere a reposição volêmica de um homem de 34 anos, 80kg, vítima de queimadura há 3 horas. Ele apresenta: queimadura de 1º grau em face anterior de membro superior direito e face anterior de membro inferior direito, de 2º grau e 3º grau em tronco anterior e membro superior esquerdo e face anterior de membro inferior esquerdo incluindo períneo. Estime a reposição volêmica, segundo a fórmula de Parkland.
Um motociclista alcoolizado, alta velocidade, perde o controle da motocicleta e é arremessado contra poste de iluminação pública. O paciente apresenta franca insuficiência respiratória, é acionado SAMU. O socorrista médico se depara com ferida aberta de tórax, 5 cm de diâmetro, caracterizando pneumotórax aberto. Qual a conduta imediata mais adequada?
Com base na premissa abaixo, responda a questão a seguir. Médicos socorristas, plantonistas de prontos-socorros ou mesmo qualquer clínico podem se defrontar em algum momento com situações psiquiátricas de emergência e precisarão fazer uma avaliação mínima para conseguir dar um encaminhamento adequado para aqueles quadros que necessitem de maiores cuidados. Pacientes com risco ou tentativa de suicídio podem chegar a atendimento por inúmeras vias e costumam trazer alguns desafios quanto à avaliação e ao melhor encaminhamento. Assim, é importante que tenhamos alguns conhecimentos básicos acerca desse assunto. Assinale a alternativa correta.
Dora, 34 anos, profissional do sexo, procurou seu médico de família para apresentar o resultado de exames: Anti-HIV 1 e 2 negativos, Anti-HVC positivo, HBsAg negativo, Hbe Ag negativo, Anti-Hbs negativo, VDRL negativo, FTA-ABS positivo. Baseando-se no caso acima e em seus conhecimentos, o médico de família pode afirmar, exceto:
Compartilhar