Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Um paciente obeso, hipertenso controlado com vasodilatadores, alcoolista, não diabético, trabalha 16 horas por dia como vendedor em um bar da periferia. Refere ter no final do dia pernas que incham e pela manhã estão livres do edema. Há 4 dias, pela tarde, iniciou mal-estar geral caracterizado por dor no corpo, principalmente lombar, associando a dor na cabeça. Algumas horas depois apresentava febre alta e calafrios sendo necessário o agasalhamento. Esta situação se seguiu de dor em queimação intensa na perna esquerda, precedida de prurido, e o local se tornou avermelhado, em uma grande placa circinada que envolvia a região desde o pé até próximo do joelho. Houve aumento do volume da perna. Refere que surgiram adenopatias inguinais e se formaram bolhas, sem sangue, na região eritematosa. No caso clínico anterior, o melhor tratamento para a condição diagnosticada é:

A
Anorexígenos, caminhadas e abstenção do álcool.
B
Acrescentar diuréticos à medicação anti-hipertensiva.
C
Prescrever linfagogos e linfocinéticos.
D
Penicilina benzatina ou cristalina sob internação.
E
Nenhum item acima.
Marque a alternativa que NÃO contém um diagnóstico de complicação da traqueostomia:
Em relação às distopias testiculares, assinale a alternativa incorreta.
A Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental no Brasil. Sobre as características recentes desse modelo, é incorreto afirmar que:
Um paciente do sexo masculino, com 18 anos de idade, vítima de atropelamento, é transferido de um município do interior para um Hospital de Emergência, na capital, cerca de 12 horas após o acidente. Ele apresenta fratura de fêmur e tíbia do membro inferior direito. Radiografia do tórax feita na admissão não revela pneumo ou hemotórax. Algumas horas depois do internamento, o paciente desenvolve desconforto respiratório, confusão mental, febre, e petéquias são observadas no tórax, pescoço e axilas. Assinale a alternativa correta para esse quadro clínico:
Compartilhar