Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Dermatologia

Um paciente obeso, hipertenso controlado com vasodilatadores, alcoolista, não diabético, trabalha 16 horas por dia como vendedor em um bar da periferia. Refere ter no final do dia pernas que incham e pela manhã estão livres do edema. Há 4 dias, pela tarde, iniciou mal-estar geral caracterizado por dor no corpo, principalmente lombar, associando a dor na cabeça. Algumas horas depois apresentava febre alta e calafrios sendo necessário o agasalhamento. Esta situação se seguiu de dor em queimação intensa na perna esquerda, precedida de prurido, e o local se tornou avermelhado, em uma grande placa circinada que envolvia a região desde o pé até próximo do joelho. Houve aumento do volume da perna. Refere que surgiram adenopatias inguinais e se formaram bolhas, sem sangue, na região eritematosa. Qual o diagnóstico etiológico da síndrome febril?

A
Virose.
B
Insuficiência venosa crônica.
C
Trombose venosa profunda.
D
Erisipela verdadeira.
E
Eritema nodoso.
Um menino de um ano de idade, previamente hígido, com quadro de IVAS havia cinco dias, foi levado ao pronto-socorro devido à persistência de febre alta, recusa alimentar e cansaço. Ao exame físico, a criança apresenta-se febril (Tax = 39ºC), pálida, mucosa hipocorada, FR = 55 rpm, FC = 128 bpm e SpO2 = 90% (ar ambiente), abdome sem visceromegalia. À ausculta pulmonar, revelou broncoespasmo difuso bilateralmente e crepitações finais na base do Hemitórax Direito (HTD). Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa correta.
Na acidose metabólica hiperclorêmica com ânion gap normal, assinale a alternativa correta.
A síndrome da angustia respiratória do adulto, relacionada a patologias cirúrgicas, pode se desenvolver devido a:
Mulher, 38 anos, com retocolite ulcerativa inespecífica há 5 anos, refere piora súbita, caracterizada por febre, diarreia intensa, distensão e timpanismo abdominal. Com a suspeita de megacólon tóxico, o 1º exame a ser solicitado é:
Compartilhar