Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Hematologia

Um paciente portador de anemia falciforme é internado com febre, taquipneia, dor torácica intensa e radiografia de tórax com infiltrado heterogêneo. Evolui, 24 horas depois, com piora do quadro clínico e hipoxemia severa. Qual o provável diagnóstico e qual a conduta mais adequada, nesse caso?

A
Síndrome torácica aguda: suporte ventilatório.
B
Pneumonia: antibioticoterapia ambulatorial.
C
Insuficiência cardíaca congestiva: diurético endovenoso.
D
Tromboembolismo pulmonar: iniciar anticoagulação com varfarina.
Em relação à cicatrização está correto:
Pouco depois de um parto normal, um bebê a termo e em bom estado apresenta bradicardia sem outras anormalidades físicas. A condição materna mais comumente associada com o diagnóstico provável da criança é:
Crianças que apresentam ataques severos de enxaqueca, ou estado enxaquecoso ( cefaleia persistente por mais de três dias), e que não respondem ao tratamento agudo convencional da enxaqueca, podem beneficiar-se da utilização de:
Doenças que envolvem a pelura direta ou indiretamente em acumulo de liquido pleural. Uma vez diagnosticado o derrame pleural (DP), deve-se tentar definir a sua etiologia. A aparência do DP pode ser útil para guiar possíveis diagnósticos. Segundo os critérios de Light, um dos critérios abaixo já indica um exsudato, exceto:
Compartilhar