Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Hematologia

Um paciente portador de anemia falciforme é internado com febre, taquipneia, dor torácica intensa e radiografia de tórax com infiltrado heterogêneo. Evolui, 24 horas depois, com piora do quadro clínico e hipoxemia severa. Qual o provável diagnóstico e qual a conduta mais adequada, nesse caso?

A
Síndrome torácica aguda: suporte ventilatório.
B
Pneumonia: antibioticoterapia ambulatorial.
C
Insuficiência cardíaca congestiva: diurético endovenoso.
D
Tromboembolismo pulmonar: iniciar anticoagulação com varfarina.
Paciente recém-nascido apresenta engasgos, salivação intensa, tosse durante a primeira amamentação. Evolui com distensão gástrica importante, confirmada por radiografia. Não houve sucesso na introdução de sonda nasogástrica, devido à impossibilidade de progressão. Frente ao caso clínico apresentado, o diagnóstico provável é:
Um paciente de 80 anos de idade foi submetido a uma operação de emergência por um aneurisma de aorta roto. O paciente estava instável hemodinamicamente. O cirurgião observou uma lesão no ureter esquerdo comprometendo 50% da circunferência. A conduta mais adequada para esse caso é:
A doença ocular associada às enfermidades reumáticas pode afetar qualquer porção do olho ou da órbita. Assinale a alternativa INCORRETA: (GEHLEN ML, SKARE TL. Achados oculares em portadores de doenças reumáticas . EM: ____ Reumato-Oftalmologia. Editora Tecmedd, 2007.)
Qual é a principal anomalia congênita encontrada no intestino delgado?
Compartilhar