Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Um paciente procura um Pronto-Socorro com quadro de cianose periférica. Qual das seguintes NÃO é uma causa potencial?

A
Trombose de veias profundas.
B
Metahemoglobinemia.
C
Exposição ao frio.
D
Fenômeno de Raynaud.
Um jovem apresentando convulsão generalizada, hipertensão arterial, taquicardia e midríase. Esses estigmas sugerem uso prévio de:
Durante o trabalho em uma plantação de alfaces, um homem de 36 anos sofre um acidente com extenso ferimento, deixando exposta uma fratura da extremidade distal da tíbia. Ao exame físico, observa-se grande sangramento na região do ferimento, mas com boa perfusão dos artelhos. Qual dos seguintes esquemas de antibióticos é o mais adequado nessa situação?
Joana tem um ano e meio e há três meses começou a frequentar creche. Teve um episódio de otite aos dez meses de idade e está no quinto dia de uso de amoxicilina com clavulanato por via oral para tratamento do segundo episódio. É levada à emergência com crise convulsiva generalizada. Após controle da crise, apresenta irritabilidade alternada com sonolência e rigidez de nuca terminal, sem sinais neurológicos focais. A punção lombar realizada revela: 875 células/mm³ sendo 95% de polimorfonucleares, glicose 23 mg/dl, proteínas 158 mg/dl e presença de diplococos gram-positivos no exame de lâmina com coloração de Gram. Ao saber do fato, dona Vilma, a diretora da creche telefona para saber que conduta ela deve tomar e você a orienta para:
Qual a principal causa de pneumotórax espontâneo?
Compartilhar