Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente submetido a peritonectomia com quimioterapia hipertérmica intraperitoneal para tratamento de carcinomatose peritoneal por tumor mucinoso de apêndice evolui no pós-operatório com fósforo sérico de 1,8 mg/dL. É correto afirmar:

A
Como 80% do fósforo se encontra nos ossos, o nível sérico não deve ser usado como guia para indicar nem monitorar a reposição
B
A hipofosfatemia no pós-operatório é decorrente principalmente da redução da absorção intestinal
C
A hipofosfatemia deve ser corrigida indiretamente com hidróxido de alumínio, para aumentar a absorção intestinal
D
Está indicada reposição de fósforo com fosfato de sódio ou fosfato de potássio, se os níveis séricos de fósforo estiverem abaixo de 2,0 mg/dL
E
A hipofosfatemia é normalmente associada a acidose, que deve ser compensada com hidratação e uso de acetazolamida
Em relação à abordagem ao paciente com queimaduras, marque a alternativa INCORRETA:
Em relação às hérnias da parede abdominal, marque a alternativa INCORRETA:
Criança, 5 anos de idade, vem há 2 semanas com febre, mal estar e dor nas articulações. Há 8 dias vem apresentando edema em face e MMII, urina escura e em menor quantidade. Ao exame, TA: 140 x 100 mm/Hg. O exame de urina mostra hemácias +++, proteínas ++, cilindros hemáticos e granulosos. Ureia e creatinina discretamente elevados. O diagnóstico mais provável é:
Paciente, 8 anos de idade, apresenta abscesso na perna esquerda, febre elevada, prostação e dispneia moderada. O hemograma apresenta leucocitose com desvio à esquerda. O Rx de tórax, com condensação em base pulmonar à direita. A conduta adequada ao caso, segundo normas do Ministério da Saúde, é:
Compartilhar