Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente submetido a peritonectomia com quimioterapia hipertérmica intraperitoneal para tratamento de carcinomatose peritoneal por tumor mucinoso de apêndice evolui no pós-operatório com fósforo sérico de 1,8 mg/dL. É correto afirmar:

A
Como 80% do fósforo se encontra nos ossos, o nível sérico não deve ser usado como guia para indicar nem monitorar a reposição
B
A hipofosfatemia no pós-operatório é decorrente principalmente da redução da absorção intestinal
C
A hipofosfatemia deve ser corrigida indiretamente com hidróxido de alumínio, para aumentar a absorção intestinal
D
Está indicada reposição de fósforo com fosfato de sódio ou fosfato de potássio, se os níveis séricos de fósforo estiverem abaixo de 2,0 mg/dL
E
A hipofosfatemia é normalmente associada a acidose, que deve ser compensada com hidratação e uso de acetazolamida
Paciente de 34 anos, sexo feminino, apresenta há 7 dias, dor em faixa em abdome superior de forte intensidade, acompanhada de vários episódios de vômito nesse período. Ao exame, o abdome é flácido, doloroso à palpação, principalmente em epigástrio, sem visceromegalias palpáveis. A dosagem de amilase e lipase estão normais. Podemos afirmar que:
NÃO constitui fator de risco associado a nefrolitíase idiopática, responsável pela maioria dos cálculos sintomáticos:
Os fármacos antidepressivos frequentemente podem levar à ocorrência de disfunção sexual. Assinale a alternativa que apresenta um fármaco usualmente não associado a esse efeito adverso:
O questionário CAGE é uma ferramenta que possibilita o rastreamento de possível dependência de bebidas alcoólicas, situação associada a diversos problemas de saúde. Assinale a alternativa que NÃO consiste em um dos aspectos avaliados pelo questionário:
Compartilhar