Um paciente submetido a peritonectomia com quimioterapia hipertérmica intraperitoneal para tratamento de carcinomatose peritoneal por tumor mucinoso de apêndice evolui no pós-operatório com fósforo sérico de 1,8 mg/dL. É correto afirmar:
A
Como 80% do fósforo se encontra nos ossos, o nível sérico não deve ser usado como guia para indicar nem monitorar a reposição
B
A hipofosfatemia no pós-operatório é decorrente principalmente da redução da absorção intestinal
C
A hipofosfatemia deve ser corrigida indiretamente com hidróxido de alumínio, para aumentar a absorção intestinal
D
Está indicada reposição de fósforo com fosfato de sódio ou fosfato de potássio, se os níveis séricos de fósforo estiverem abaixo de 2,0 mg/dL
E
A hipofosfatemia é normalmente associada a acidose, que deve ser compensada com hidratação e uso de acetazolamida
Outras questões
Homem de 70 anos está internado numa enfermaria de clínica médica, há 15 dias, para investigação de quadro demencial. Recebe hidratação parenteral através de cateter venoso central , instalado na subclávia esquerda. Há 6 dias vem apresentando febre diária de 39ºC. No exame clínico de rotina nota-se o aparecimento de um sopro sitólico e diastólico (++/4+) em foco aórtico. Há 2 dias está com tosse e, na radiografia de tórax, surgiram vários pequenos velamentos na periferia de ambos os pulmões. Das abaixo citadas, a melhor opção terapêutica, enquanto se aguardam os exames de investigação diagnóstica, é a introdução de:
São condições clínicas associadas a maior risco de tuberculose:
O trauma pancreático Grau V está relacionado com uma probabilidade de fístula pancreática temporária maior que 40%, nestes casos a melhor opção para tratamento é o/a:
Um paciente de 75 anos, hipertenso e diabético, é atendido na emergência, apresentando quadro de confusão mental seguido de convulsões tônico-clônicas generalizadas. Diante deste quadro, assinale a opção correta.